Projeto de Rádio Escolar EBSQF



Um sonho sonhado sozinho é um sonho.
Um sonho sonhado junto é realidade (Yoko Ono).

Finalmente chegou o dia em que a realidade permitiu ver o brilho nos olhos de alguns jovens que há três anos começaram a sonhar em ser locutores de rádio.

Decorria o ano letivo de 2016/2017, quando a professora GF, aproveitando a sua experiência como locutora/realizadora da Rádio Universidade de Coimbra, lançou os primeiros desafios, a alunos do 2º ciclo de ensino básico, sobre locução, apresentação de espetáculos, o estar atrás de um microfone.
Os miúdos tinham jeito, eram empenhados e queriam aprender como era … e no ano letivo de 2017/2018, o grupo apresentou uma candidatura ao Orçamento Participativo da EBSQF, no sentido de ser adquirido equipamento profissional que permitisse apetrechar o já criado Clube de Rádio, que até então tem funcionado com parcos recursos.
Hoje, chegado o equipamento à escola, o grupo, constituído por catorze alunos, de diferentes níveis e com idades entre os nove e os quinze anos, tem objetivos bem definidos quanto ao Projeto de Rádio Escolar EBSQF e as suas atividades já são variadas, tais como: locução, produção áudio, sonoplastia e, quinzenalmente, aos domingos, às 18 horas, tem um programa na RUC – Rádio Quinta das Flores, a rádio na mão dos miúdos”. Quem já teve oportunidade de ouvir, ficou, certamente, fã das escolhas musicais destes jovens e preso à sua locução.
Agora, com o equipamento novo, a comunidade educativa da EBSQF vai poder contar, com regularidade, com emissões que contemplam um bloco noticioso, às 2ª feiras, pelas 10 horas, sobre a “Semana da Quinta”, e outros blocos à hora de almoço por diversos alunos.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE