Programa "Cientificamente Provável" | Palestra para o 10.º ano


No dia 8 de fevereiro, na sala B2, aconteceu mais uma sessão no âmbito do Programa “Cientificamente Provável” que transportou desta vez os alunos das turmas A, B e C do 10º ano ao mundo dos Fitoquímicos conhecidos (mais de 100 mil).

Viajámos pelo litoral português em busca das camarinhas e da salicórnia, plantas cujas propriedades permaneceram desconhecidas até há relativamente poucos anos até serem descobertas por chefes de cozinha e investigadores científicos.
Passámos em revista várias classes de moléculas de nomes difíceis, mas com propriedades incríveis e poderosas, farmacêuticas e nutricionais, umas estimulantes ou analgésicas, como a morfina ou a cocaína, outras mais usuais, como a cafeína ou a nicotina, entre muitas outras.
Derivámos para compostos fenólicos, como os taninos, com propriedades antioxidantes, presentes no vinho, e maravilhámo-nos com as cores de Outono, feitas de pigmentos mil.

E assim o Programa Cientificamente Provávelatravés da Doutora Maria João Barroca, a quem muito agradecemos, mais uma vez trouxe à Escola conhecimento que, por certo, despertou em muitos a curiosidade científica e o gosto pela descoberta do maravilhoso mundo em que vivemos.
A “viagem” continua na próxima quarta feira com uma visita aos Laboratórios da Unidade de Química-Física Molecular da Universidade de Coimbra.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE