"Salgueiro Maia: O Homem do Tanque da Liberdade" | Dramatização de Diogo Carvalho





No dia 24 de abril, no âmbito da comemoração dos 45 anos do 25 de abril de 1974, o ator Diogo Carvalho  deu voz a Salgueiro Maia, um dos capitães de abril que liderou as forças militares revolucionárias, durante a madrugada do dia 25 de abril, contra a ditadura que governava Portugal. Através das suas palavras, músicas, fotografias e vídeos, criou-se, no Grande Auditório da nossa escola repleto de alunos, um ambiente evocativo e muito emocionante, inclusivamente num momento de sentida homenagem aos portugueses combatentes na Guerra do Ultramar. 

No final, Diogo Carvalho fez votos para que os alunos mantenham memória destes acontecimentos da nossa história de há 45 anos e da figura de Salgueiro Maia, de quem Sophia de Mello Breyner Andresen disse:

   Aquele que na hora da vitória
   respeitou o vencido
   Aquele que deu tudo e não pediu a paga
   Aquele que na hora da ganância
   Perdeu o apetite
   Aquele que amou os outros e por isso
   Não colaborou com a sua ignorância ou vício
   Aquele que foi "Fiel à palavra dada à ideia tida"
   como antes dele mas também por ele
   Pessoa disse.

Esta é uma iniciativa da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, desenvolvida a partir da coleção “Grandes Vidas Portuguesas”, edição INCM/Pato Lógico, dedicada às vidas de personalidades que se destacaram em vários domínios da nossa história. 
Esta obra, "Salgueiro Maia: O Homem do Tanque da Liberdade", foi escrita por José Jorge Letria e ilustrada por António Jorge Gonçalves.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE