Programa "Cientificamente Provável" | Palestra para o 12.º ano




Decorreu no passado dia 10 de maio, no Pequeno Auditório, a última Palestra deste ano do Progama “Cientificamente Provável" sobre o tema "Novos Medicamentos para o Tratamento do Cancro", destinada aos alunos de  Biologia do 12º ano, apresentada pelas Doutoras Maria Paula MarquesJoana Marques.
Durante a sessão foram apresentados aspetos importantes na prevenção e tratamento desta doença que cada vez afeta mais pessoas. 
Paul Ehrlich (1854-1915) introduziu pela primeira vez o termo Quimioterapia, a propósito do tratamento da sífilis.
Um dos princípios da quimioterapia cancerígena é a sua toxicidade seletiva  de forma a atingir as células tumorais e salvaguardar o máximo possível as células saudáveis.
Durante a sessão ficámos a perceber a importância da libertação controlada no tempo e no espaço do medicamento  e  que, para o desenvolvimento de fármacos adequados para um determinado alvo, há um longo caminho que os investigadores têm que percorrer: ensaios in vitro, em células, em animais e só depois em humanos.  Ainda assim, muitas vezes o resultado não é o desejado e há que recomeçar tudo outra vez.
Desde o 1º agente anticangerígeno, a Mecloretamina (gás mostarda), usado como arma química mas também como agente de tratamento de linfomas e leucemias, um grande número de famílias de fármacos tem sido desenvolvido.

No final das comunicações seguiu-se um animado debate em que não faltaram questões pertinentes que ajudaram a esclarecer os assuntos expostos .
No seguimento desta palestra, alguns alunos, acompanhados pelas professoras de Biologia, terão oportunidade de visitar, no dia 22 de maio, os laboratórios da Unidade de Química e Física Molecular da Universidade de Coimbra para poderem ter contacto com o trabalho de investigação que ali é realizado.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE