Desafio de Escrita


Alunos vencedores:

2.º Ciclo - Joana Patrícia Matos Correia, 6.ºC


O Meu Sonho
  
    Todas as pessoas têm um sonho. Algumas não se interessam com essa coisa dos sonhos, e outras têm mais do que um e fazem o máximo para se tornarem realidade por isso neste texto vou dizer qual é o meu sonho.
     Eu tenho um sonho acho que até mais que um, mas aqui vou falar de um muito importante para o mundo. Eu tenho o sonho de um mundo sem poluição, um mundo de felicidade onde não se tem problemas com o aquecimento global, um mundo onde o tabaco é proibido e ninguém joga lixo no chão. Todos sabemos que é muito difícil pois as pessoas são preguiçosas e não se importam em guardar os papeis ou os plásticos que acabaram de usar até encontrarem um caixote do lixo. Mas no meu sonho também há pouca desflorestação onde toda a gente está preocupada com o planeta e onde não há armas, pois sem armas e com preocupação começou a haver mais produtos BIO e mais floresta… mas é tudo um sonho eu trabalho para ele e eu gostava que todos também trabalhassem por isso não estou a usar este texto só para um concurso também o estou a usar para tentar motivar mais as pessoas para que o meu sonho e o de várias pessoas se torne realidade.    

3.º Ciclo - Pedro Borges, 7.ºC

O sonho de todos e de mais algum
         
Foi num dia em que  não estava nem calor nem frio. Era um dia que ninguém estava na rua. Era um dia secante apesar de não estar calor. O meu nome é Potyo Fwaer. Sou um Balibónio da Balibónia. Todos ao ler esta história devem estar a pensar que me enganei a dizer “Babilónia” mas não. Eu vivo mesmo na Balibónia, no reino dos elfos rastejantes, dos unicórnios de pata grande e de magia pequena, dos hobbits grandes com orelhas redondas. Estava em casa quando vi uma oportunidade que poderia mudar a minha... Planta. Era o regador X10 Pro de plantas. Nova inovação da “Orange.Inc.”. Percebi que a minha planta, a Dona Joaquina, quereria este produto de alta qualidade. Começou a fazer a sua voz estridente, pior que alguns apresentadores de televisão. Era o seu sonho. Então fui correr para a loja e vi que já tinha enchido. Esperei 10 horas até o comprar. O regador custava 1000$. Foi de tal forma um drama que até desmaiei o que fez com me dessem um exemplar de graça. Quando cheguei a casa a minha planta ficou muito feliz, logo fez a fotossíntese mais rápido o que fez com que ela ficasse diabética. Mas o que interessa é que a primeira vez que utilizei o muito esperado X10 Pro de plantas estragou-se, tal como aconteceu a muitas outras pessoas. Foi um sonho de todos e mais algum por água abaixo.


Secundário - Margarida Filipe Martins, 12.ºA

Hoje, dia vinte e seis de maio, acordei cedo, preparei-me e dirigi-me à junta de freguesia da minha aldeia para, pela primeira vez, votar numas eleições europeias. Após me informar sobre todos os candidatos e todos os programas, lá vou eu, orgulhosa por, ao contrário de mais de metade da população portuguesa, exercer o direito mais importante de um cidadão e dar voz aos meus ideais.
Ansiosa, aproximo-me da mesa e apresento-me, dizendo o meu nome. Do lado de lá responde-me uma voz seca e distante:
- A declaração por favor!
O meu coração parou por instantes e, sentindo um arrepio dos pés à cabeça, perguntei:
- Qual declaração?
- Ora senhora, a autorização para poder votar. Se não a tem é favor sair da fila.
Olho para trás e deparo-me com uma fila composta apenas por homens, a rir como se de um circo se tratasse.

De repente, com o corpo dormente, coberto de suor e o coração a sair pela boca, abro os olhos enquanto me sento desesperadamente na cama. Atordoada, olho para o relógio. São nove e meia da manhã, dia vinte e seis de maio de dois mil e dezanove, e do mais profundo do meu ser, agradeci aos que lutaram por abril e pela liberdade que me permite, hoje, numa fila composta por homens e mulheres, continuar a lutar pela liberdade dos que aí vêm. 

Muitos parabéns!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE