PNL | Um livro por semana | Um livro assustador

A Guerra dos Mundos (Sextante, 2019) é uma história de ficção científica, escrita por H.G. Wells, em  que nos conta a invasão do planeta Terra por marcianos inteligentes. A ação decorre nos arredores de Londres, no início do século XX. 

A Guerra dos Mundos tornou-se um marco da literatura de ficção científica, uma das primeiras histórias que narra o choque do Homem com habitantes de outro planeta. Foi adaptado várias vezes para cinema e dramatizado para a rádio em 1938 por Orson Wells.” [sinopse da editora Sextante].

No dia 30 de outubro de 1938 uma transmissão de rádio causou o pânico entre os ouvintes. A rádio CBS (Columbia Brodcasting System) interrompeu a programação musical para noticiar uma suposta invasão de marcianos. O radialista e cineasta Orson Wells dava início ao teatro radiofónico baseada no livro A Guerra dos Mundos. Aconteceu o inesperado, milhares de americanos acreditaram que o planeta Terra estava a ser invadido por seres estranhos que vinham de Marte. Os ouvintes desinformados entraram em pânico, culminado numa descontrolada excitação coletiva.  Esta emissão histórica foi notícia em jornais de todo o mundo.

Ver mais in PNL.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE