PNL | Um livro por semana | Um livro infernal

"O Coração de Trevas" é uma referência na literatura mundial, tem sido inspirador na ópera, no cinema, na música e na rádio, numa transmissão da CBS Radio em 6 de novembro de 1938, como parte de sua série, The Mercury Theatre on the Air, por Orson Welles. No entanto, a adaptação mais famosa foi feita por Francis Ford Coppola, no filme Apocalyse Now (1979) que transfere a narrativa do colonismo africano para a guerra do Vietname.
 
São muitas, e muito variadas, as transposições da escrita de Joseph Conrad para o cinema — Apocalypse Now é, obviamente, uma referência incontornável, mas importa não esquecer alguns títulos admiráveis como Lord Jim. Sob o signo de Joseph Conrad, há uma homenagem da RTP ao escritor e aos filmes inspirados nos seus livros. 

"Joseph Conrad, hoje célebre, publicou em Londres Coração de Trevas talvez o mais intenso dos contos elaborado pela imaginação.“ – afimou Jorge Luis Borges. 

Joseph Conrad nasceu na Ucrânia a 3 de dezembro de 1857, filho de pais polacos, exilados devido a atividades políticas. Conrad ficou órfão de pai aos onze anos, tendo sido deixado ao cuidado de um tio materno que exerceu grande influencia sobre ele. A partir de 1874, Conrad, então a viver em Marselha, iniciou a sua aprendizagem como marinheiro, tendo ingressado na Marinha Mercante Britânica e adotado a nacionalidade inglesa 1886. Depois de publicado o seu primeiro romance, Almayer´s Folly, em 1895, Conrad abandonou a vida de marinheiro. Embora os livros sobre temas marítimos sejam numerosos e exista a tendência para o imaginar sempre a bordo de um veleiro, a verdade é que passou os últimos trinta anos da sua vida em terra, numa sedentária vida de escritor, no condado de Kent.

Na biblioteca da nossa escola podem encontrar uma versão inglesa de "Heart of Darkness", retold by Nancy Taylor, assim como de "Lord Jim", retold by Clare West. Em tradução portuguesa, podem encontrar "O agente secreto" e, brevemente, também "Lord Jim".

Ler mais em PNL.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE