PNL | Um livro por semana | Um livro… magistral

O último grande romance de Dostoiévski (1879-1880), terminado pouco tempo antes da sua morte, em São Petersburgo (1881) vem, juntamente com as obras Crime e Castigo (1866), O Idiota (1868) e Os Possessos (1871-72), provar que a fase final da sua vida foi, sem dúvida, a mais produtiva. Os Irmãos Karamázov é uma das mais geniais criações literárias de todos os tempos. Analista rigoroso do comportamento humano, Dostoiévski traz à tona o próprio sentimento de culpa pelo assassínio do pai. O autor debate de uma forma sublime as infindáveis dicotomias da natureza humana, revelando uma inquietação que é já a do homem moderno.

in sinopse da Editorial Presença


Em Os Irmãos Karamázov, o seu último trabalho de ficção, publicado em 1879, Dostoiévski coloca ao leitor grandes questões existenciais - qual poderá ser a conduta ética do ser humano, uma vez condenado ao livre-arbítrio e sem um Deus que dite a distinção entre o Bem e o Mal? 


Fiódor Dostoiévski nasceu em Moscovo, em 1821, no seio de uma família modesta... Filho de um médico militar, aos 15 anos é enviado para São Petersburgo, onde faz o percurso da Escola Militar de Engenharia. É nesses anos que a sua vocação literária desperta, ao entrar em contacto com escritores russos e com a obra de Byron, Victor Hugo e Shakespeare. A sua estreia na literatura acontece em 1846 com Gente Pobre. Três anos depois, é condenado à morte, por implicação numa suspeita conjura revolucionária. A pena acaba comutada para trabalhos forçados na Sibéria, e Dostoiévski é amnistiado em 1855. A partir desta data, inicia-se o período de actividade literária mais intensa com a publicação de algumas das suas obras mais importantes, entre elas Crime e Castigo (1866), O Jogador (1866), O Idiota (1869), Demónios (1872) e Os Irmãos Karamázov (1879-1880). Fiódor Dostoiévski faleceu em São Petersburgo, em 1881.”
                                                                                                                                     in Editorial Presença
 

Em 2021 festeja-se o bicentenário do nascimento do grande escritor Dostoiévski (1821-1881). Na página web 200 years Dostoiévski poder-se-á encontrar informação sobre as comemorações que ocorrem por todo o mundo.

Na biblioteca da nossa escola podem encontrar os livros Crime e CastigoO Jogador.

Ler mais em PNL.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE