Exposição | Inglês | Animais em perigo de extinção

Na disciplina de Inglês, os alunos das turmas H , I e J do 11º ano têm-se debruçado sobre os perigos e desafios que o nosso planeta enfrenta. Não são só os seres humanos que sofrem as consequências da desflorestação, da poluição do ar, da contaminação dos mares e dos rios, do consumo desmedido e da produção excessiva de lixo, mas também os animais e inúmeras espécies vegetais.

A pequeníssima mostra de Cartões de Identificação que se encontra à entrada da nossa biblioteca pretende relembrar que um extensíssimo número de animais está a um passo da extinção. São mais de 28.000 espécies de animais e plantas que de acordo com a “International Union for Conservation of Nature” estão em perigo de extinção.

Em 1964, este organismo iniciou a elaboração de uma “lista vermelha” para as espécies ameaçadas com a recolha de dados pelo mundo inteiro. Esta lista, que foi também consultada pelos alunos e se encontra junto aos Cartões, classifica as espécies em 9 categorias diferentes. *

O nosso planeta pode deixar de ser um “reino maravilhoso” e diverso. Contudo, ainda vamos a tempo de reescrever a nossa história.

*

Extinto (em inglês, Extinct – EX): Nenhum exemplar da espécie analisada está vivo na natureza ou em cativeiro.

Extinto na natureza (em inglês, Extinct in the Wild – EW): A espécie analisada não vive no seu habitat natural, existindo apenas exemplares em cativeiro.

Criticamente em perigo (em inglês, Critically Endangered – CR): A espécie corre perigo elevado de ser extinta da natureza.

Em perigo (em inglês, Endangered – EN): A espécie estudada apresenta um risco elevado de entrar em extinção no seu habitat.

Vulnerável (em inglês, Vulnerable – VU): A espécie encontra-se em risco de entrar em extinção na natureza.

Quase ameaçado (em inglês, Near Threatened – NT): A espécie necessita de medidas de conservação para que não se torne vulnerável à extinção.

Pouco preocupante (em inglês, Least Concern – LC): As espécies classificadas como pouco preocupantes não apresentam muitos riscos de extinção.

Dados deficientes (em inglês, Data Deficiente – DD): Não existem dados suficientes para avaliar o nível de conservação.

Não avaliado (em inglês, Not Evaluated – NE): As espécies classificadas nesta categoria ainda não foram avaliadas pelos critérios da IUCN. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE