Clube Europeu | Europa, pátria de refugiados | Uma lição da jornalista e voluntária Helena Ferro de Gouveia


Dados, testemunhos, experiências na primeira pessoa – da conferencista e de refugiados com quem contactou. Um vasto currículo ao serviço da informação e da sensibilização sobre este tema candente e tão preocupante - em somente 4 anos, aumentaram em 35 milhões. Neste momento, há cerca de 85 milhões de pessoas deslocadas no mundo!

Famílias desfeitas, sonhos perdidos. Gente que vive anos, décadas, em campos de refugiados, sem conseguir regressar a casa. Gente que nasceu em campos de refugiados e nada mais conhece além daqueles limites de arame farpado. Gente que se sente como pássaro em gaiola. Gente que só quer o melhor para os seus filhos. E porventura não o consegue e nunca o conseguirá.

Quanto aos alunos... em silêncio e atentos... perguntas consecutivas, durante mais de 30 minutos, inteligentes, sentidas e oportunas.

Aos 10º E e G, 11º A, D, E, F e G e respetivos professores, que dispensaram os alunos das aulas e os acompanharam a esta palestra marcante no passado dia 29 de novembro, o muito obrigado do Clube Europeu.


 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE