Multiculturalidade - A Inclusão pela Arte












Multiculturalidade - A Inclusão pela Arte

Alunos do 11.º D – Curso de Artes Visuais


Tendo em conta que a multiculturalidade é uma realidade cada vez mais presente na nossa sociedade, devemos encontrar estratégias que permitam lidar com a diversidade cultural. A escola, enquanto microcosmos social, também deve encontrar as respostas mais ajustadas para inclusão dessa diversidade. Assim, todos os anos surgem projetos com esse fim, tal como o que foi proposto aos alunos da turma D do Curso de Artes Visuais do 11.º ano da EBS Quinta das Flores, no âmbito da Área de Cidadania e Desenvolvimento.

O Projeto parte da constatação de que a arte pode ser um meio para resolver o problema da multiculturalidade na escola, pois a arte enquanto linguagem é dotada de universalidade, aspeto facilitador da interação entre indivíduos diferentes. Por outro lado, a arte atualmente saiu dos templos, dos museus e das esferas elitistas e veio para a rua, massificou-se, e não estamos a falar somente de arte urbana. A Internet também facilita o acesso à arte: museus virtuais, gravações de espetáculos, artigos sobre arte, divulgações, …

Hoje a obra de arte também não está subordinada aos cânones rígidos que a agrilhoaram, sobretudo até ao início do século XX. Contrariamente à arte tradicional, em que se pretendia redimir o sofrimento através da beleza, a arte é essencialmente comunicação, incorporando categorias como o feio e o horrendo.

A flexibilidade do mundo artístico estende-se também aos materiais, por exemplo, muitas coisas consideradas lixo podem ganhar novas funções e significados ao incorporarem objetos artísticos.

Estas duas realidades, multiculturalidade e acessibilidade da arte, manifestam-se como um binómio propiciador da inclusão cultural.

Este foi o pressuposto orientador da proposta de trabalho feita aos alunos, os quais teriam que fazer pesquisas de artistas dos países de origem de alunos existentes na escola e que divulgassem em cartaz a sua biografia e, em desenho, a interpretação da sua obra.

Os trabalhos dos alunos estão num “Museu” virtual, na plataforma Artsetps, em conjunto com os de duas turmas do Agrupamento Coimbra Oeste, estando localizados no 3.º corredor, disponibilizados no link <https://www.artsteps.com/view/651da7733099d258df8a9872>, e também fisicamente expostos na Unidade de Cuidados da Comunidade (UCC) do Centro de Saúde Norton de Matos, pois há todo o interesse em abrir a Escola à comunidade, e será uma oportunidade para os utentes, enquanto esperam atendimento, passarem um tempo diferente. Seis alunos da turma, no passado dia 6, fizeram uma visita guiada à exposição a um Grupo Sénior, que realiza atividades naquela instituição. Essa partilha intergeracional estendeu-se, também, a um diálogo interessante sobre arte e manifestações artísticas. As docentes de Filosofia e de Desenho A agradecem a excelente adesão dos alunos à proposta, bem como à equipa da UCC, nomeadamente na pessoa da sua Coordenadora, Enfermeira Clara.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE