Mensagens

A mostrar mensagens de março, 2009

2 de Abril - Dia Internacional do Livro Infantil

Imagem
Desde 1967, a 2 Abril , por ocasião do aniversário de Hans Christian Andersen , comemora-se o International Children's Book Day (ICBD), chamando a atenção para os livros destinados às crianças e promovendo o gosto pela leitura. Este evento foi estabelecido pela UNESCO, cabendo à IBBY (International Board on Books for Young People) a sua promoção. A mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil é uma iniciativa do IBBY, difundida em Portugal pela APPLIJ (Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil): Eu sou o mundo, e o mundo sou eu, porque através do meu livro posso ser quem quiser. Palavras e imagens, versos e prosa, levam-me a lugares vizinhos e distantes. Na terra dos Sultões e do ouro , mil histórias se revelam, tapetes voadores , lâmpadas mágicas , Génios , Ghouls e Simbad , contam os seus segredos a Sherazade . A cada palavra em cada página, viajo no tempo e no espaço. E nas asas da fantasia o meu espírito atravessa terra e mar. Q

Concurso Nacional de Leitura

Imagem
Realizou-se no passado dia 21 de Março, na Biblioteca Municipal de Coimbra, a 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura - Final Distrital . Nesta fase foram seleccionados dois vencedores em cada uma das categorias - 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário - que estarão presentes na Final Nacional (prova pública a realizar durante o mês de Maio, em data e local a anunciar). Uma das vencedoras do Ensino Secundário é a aluna da nossa escola Inês Gomes , do 12º I . Muitos parabéns, Inês ! Boa sorte para a Final Nacional!

Concurso "Desafios"

Imagem
Neste Concurso vamos colocando, semanalmente, desafios literários , científicos e desportivos . O aluno que respondeu a mais perguntas certas, neste 2º Período, foi o Leonardo Torres , do 8º A . Parabéns!

Leitora maratonista

Imagem
N este 2º Período o número de requisições de livros continuou elevado, o que nos trouxe grande satisfação uma vez que isso significa que os alunos continuam empenhados na leitura. Assim, de novo procedemos à selecção do Leitor Maratonista que mais livros requisitou durante este período. Desta vez a premiada foi a aluna do 7º C , Eva Fontes . Os nossos parabéns... e continua a ler !

Concurso de Caligrafia

Imagem
No âmbito das actividades da Semana de Leitura , decorreu, no dia 11 de Março, o Concurso de Caligrafia , no qual participaram alguns alunos das turmas do 7ºano . Nas aulas de Estudo Acompanhado os alunos treinaram a sua escrita, com particular cuidado, para a realização da prova. Foi seleccionada uma prova por turma e os alunos vencedores são: 7º A - Ana Sara Pires Monteiro 7º B - Sara Cardoso Luzio 7º C - Sérgio Reis Os três alunos vencedores receberam um DVD e uma esferográfica. Muitos parabéns !

Tratado de Roma

Imagem
Assinado a 25 de Março de 1957 por seis países europeus (França, Alemanha, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo), deu origem à CEE, antecessora da UE . Na mesma data, os mesmos países constituiram, também em Roma, a EURATOM (Comunidade Europeia de Energia Atómica para fins pacíficos). Os professores dos 6º e 7º Grupos da nossa escola assinalaram a efeméride nas suas aulas e através da exposição patente na Biblioteca.

Ano Internacional da Astronomia

Imagem
No âmbito do Ano Internacional da Astronomia , os alunos do 10º C realizaram estes trabalhos, presentemente em exposição na Biblioteca.

Semana das Ciências e Tecnologias

O Núcleo de Estágio de Matemática da nossa escola está a comemorar a Semana das Ciências e Tecnologias . Dado que este ano se comemora o Ano Internacional da Astronomia, este será o tema de fundo das actividades. Assim, será esta a calendarização: - 24, 25, 26 Março : Construção de Relógios de Sol ; - 25 Março : Jogos matemáticos : cartas com números negativos, actividade com os alunos do 7.º ano de escolaridade; - 26 Março, pelas 10 horas : Conferência intitulada “Galileu Galilei no Ano Internacional da Astronomia” proferida pelo professor doutor João Fernandes do Departamento de Matemática da FCTUC. Convida-se toda a comunidade escolar a participar em qualquer uma das actividades .

Representações tridimensionais de pinturas

Imagem
Os alunos de Desenho do 12º F realizaram, sob orientação da professora Marina Pacheco, trabalhos tridimensionais a partir de pinturas de autores conhecidos, tal com se pode apreciar nas fotografias que aqui apresentamos. A exposição pode ser visitada no átrio do Bloco B.

Dia da Poesia

Imagem
Antecipando a comemoração do Dia da Poesia , os alunos de Oficina de Teatro das turmas 9º A e 9º C apresentaram, na Biblioteca, o Poema " Ou Isto ou Aquilo ", de Cecília Meireles. Foi um momento cheio de animação, alegria e boa disposição. Ou isto ou aquilo Ou se tem chuva e não se tem sol, ou se tem sol e não se tem chuva! Ou se calça a luva e não se põe o anel, ou se põe o anel e não se calça a luva! Quem sobe nos ares não fica no chão, quem fica no chão não sobe nos ares. É uma grande pena que não se possa estar ao mesmo tempo nos dois lugares! Ou guardo o dinheiro e não compro o doce, ou compro o doce e gasto o dinheiro. Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo... e vivo escolhendo o dia inteiro! Não sei se brinco, não sei se estudo, se saio correndo ou fico tranquilo. Mas não consegui entender ainda qual é melhor: se é isto ou aquilo . Cecília Meireles

Área de Projecto do 12º J

Imagem
Integrando o trabalho da Área de Projecto sobre "Depressão" que está a ser desenvolvido pelas alunas Fabiana , Isa , Joana e Tânia , do 12º J , realizou-se no dia 17 de Março, na Biblioteca, uma conferência subordinada ao tema " Depressão e Suicídio nos Jovens ", dinamizada pelo Professor de Psiquiatria Carlos Saraiva .

Dia Mundial do Consumidor

Imagem
No âmbito do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor (15 de Março), encontra-se patente na Biblioteca uma exposição alusiva à efeméride, com trabalhos realizados pelos alunos do 12º G , na Área de Projecto .

Semana da Leitura

Imagem
Trabalho realizado pela aluna Inês Filipa Esteves, 12º F, nº 10 Sugestão de leitura: Cinco Semanas em Balão , de Júlio Verne Esta é a história, passada no século XIX, de um professor e explorador, Dr. Samuel Fergusson, que usa a sua última invenção, um enorme balão de ar quente, para fazer um voo experimental sobre África. O Dr. Fergusson, o amigo Dick Kennedy e o criado Joe Wilson passam por muitas aventuras. O livro é o primeiro romance de sucesso de Júlio Verne e constitui uma narrativa empolgante em que a divulgação científica anda a par com o romance de aventuras. Boa leitura!

As escolhas de...

Imagem
Beatriz Ladeiro - Professora de Biologia

Exposição do 8º A - História

Imagem
Encontram-se expostos na Biblioteca os trabalhos realizados pelos alunos do 8º A , no âmbito da disciplina de História, subordinados ao Tema Expansão Portuguesa e Povos Ameríndios: Incas, Maias e Astecas , sob a orientação da professora Bela Ferreira.

Semana da leitura

Imagem
Trabalho realizado pelo aluno Márcio Isidoro, 12º F, nº 13 Sugestão de leitura: O Defunto (Conto) , de Eça de Queirós Esta é a história de um marido muito ciumento que, ao pretender matar o suposto amante da sua mulher, acaba enganado por um defunto que ressuscita para lhe dar uma lição. É uma história picaresca, que lhe vai proporcionar alguns momentos de boa disposição.

Dia da Mulher

Imagem
Tem estado patente na biblioteca uma exposição comemorativa do Dia da Mulher , 8 de Março, organizada pelo 7º Grupo .

Semana da leitura

Imagem
Trabalho realizado pelo aluno Bruno Silva, 12ºF, nº 3 Sugestão de leitura: O Menino Nicolau , de Goscinny e Sempé Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 5º ano de escolaridade destinado a leitura orientada na sala de aula. O Menino Nicolau e toda a galeria de personagens deste livro (os colegas Alcestes, Aniano, Eudes, Godofredo..., a professora, os pais) vivem situações engraçadíssimas, que nos provocam umas boas gargalhadas, mas ao mesmo tempo ternas e humanas, verdadeiras lições de vida. Uma leitura inesquecível, para todas as idades!

Máscaras de Carnaval

Máscaras de Carnaval realizadas pelos alunos de Desenho A , do 11ºF , sob a orientação da professora Ana Vinhas . Estas máscaras estiveram expostas no 1º andar do Coimbra Shopping durante o período do Carnaval.

Semana da leitura

Imagem
Trabalho realizado pela aluna Joana Seguro, 12ºF, nº 11 Sugestão de leitura: O Tesouro (Conto), de Eça de Queirós Rui, Guanes e Rostabal eram três irmãos muito pobres. Um dia foram para a mata caçar e encontraram uma arca com 3 fechaduras. Quando a abriram viram que estava cheia de ouro e decidiram reparti-lo. Ficou também decidido que Guanes iria à aldeia comprar mantimentos, comida e bebida para todos eles. Esperando pelo irmão, Rui e Rostabal pensaram que seria muito melhor repartir o ouro apenas por eles e ficou resolvido que matariam Guanes quando ele chegasse. E assim foi. Depois de lhe ter enterrado a faca na garganta, Rostabal foi lavar as mãos e Rui, aproveitando a distracção do irmão, deixou-se levar pela ganância e matou-o. Já com as 3 chaves que tinha roubado aos irmãos, Rui abriu a arca e apreciou as moedas de ouro, cheio de planos. Depois foi ver o que Guanes tinha trazido e encontrou uma galinha e 2 garrafas de vinho. O que aconteceu a seguir? Quem ler o conto, s

Pilha de livros

Imagem
Aqui ficam algumas sugestões de leitura nesta pilha de livros. Na biblioteca, à espera de si ...

Semana da leitura

Imagem
Trabalho realizado pela aluna Bárbara Brandão, 12ºF, nº 2 Sugestão de leitura: A Pérola , de John SteinbecK Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 8º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula. Esta é uma das obras mais emblemáticas do escritor norte-americano John Steinbeck , galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1962 . Conta a história comovente de uma pérola enorme, de como foi descoberta e de como se perdeu, levando com ela os sonhos bons e maus que simbolizava, ao mesmo tempo que relata a história de uma família constituída por um pobre pescador, a mulher e o filho de ambos, unidos por fortes laços de solidariedade. Aproveite para ler esta obra extraordinária!

Semana da leitura

Imagem
Trabalho realizado pela aluna Cláudia Couceiro, 12ºF, nº6 Sugestão de leitura: Harry Potter e a Ordem da Fénix , de J. K. Rowling Harry Potter e a Ordem da Fénix conta-nos a história de Harry, no regresso a Hogwarts, para o seu quinto ano de estudos. Surpreendentemente o jovem descobre que a maior parte da comunidade de feiticeiros se recusa a reconhecer o seu recente encontro com Lord Voldemort, preferindo ignorar que Voldemort voltou. Com toda a comunidade de feiticeiros ameaçada e os alunos mal preparados para se defenderem das forças das trevas, Hermione e Ron pedem a ajuda de Harry para resolver o problema. Um pequeno grupo de alunos que se intitulam “O Exército de Dumbledore” começam a encontrar-se em segredo e Harry vai prepará-los, tornando-se "professor" de feitiços. Entusiasme-se com este quinto livro da série Harry Potter.

Semana da Leitura

Imagem
Trabalho realizado pea aluna Sabina Braz Mendes, 12ºF, nº 14 Sugestão de leitura: Civilização ( Conto ) , de Eça de Queirós Civilização é um conto de Eça de Queirós onde é narrada a vida de Jacinto, um homem novo e culto que vivia luxuosamente, rodeado dos mais sofisticados e recentes inventos e das mais belas obras-primas da literatura. No entanto, era um homem sempre aborrecido, desanimado e entediado, apesar do luxo em que vivia. Tudo mudaria quando o protagonista decidiu ir passar uma temporada bem longe da civilização. Jacinto tentou superar o isolamento enviando para aí todos os equipamentos técnicos e demais apetrechos que julgava indispensáveis a uma vida civilizada e luxuosa. Contudo, ao chegar, apercebe-se que os caixotes enviados não tinham chegado. Inicialmente desmoralizado, Jacinto é, subitamente, invadido e transformado pela beleza e simplicidade da vida campestre,redescobrindo o prazer e a alegria de viver.

Mil razões para ler um livro

Imagem
Nesta Semana da Leitura, alguns alunos do 7ªAno, Turma B, apresentaram as suas razões para ler um livro.

Semana da Leitura

Imagem
Trabalho realizado pela aluna Ana Rita Caldeira da Silva, 12ºF, nº1 Sugestão de leitura: História Trágico-Marítima , adaptação de António Sérgio Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 8º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula. A História Trágico-Marítima é uma colecção de narrativas de naufrágios ocorridos entre 1552 e 1602 com navios portugueses. Estas narrativas eram normalmente publicadas em folhetos pouco após os naufrágios. Os que as escreveram, ora são sobreviventes dos naufrágios, ora indivíduos de certa cultura a quem foram contados os pormenores dos mesmos por algum sobrevivente. No século XVIII, Bernardo Gomes de Brito decidiu reunir em dois volumes todas essas histórias, sendo publicado o primeiro em 1735 e o segundo em 1736. De acordo com as estimativas feitas, admite-se que nos séculos XVI e XVII naufragou um navio em cada cinco dos que partiram com destino à Índia. Uma das histórias narradas na obra é A Catástrof

Sessão com o Contador de Histórias José Craveiro

Imagem
Hoje tivemos uma presença muito especial na nossa escola: o sr. José Craveiro, Contador de Histórias, que encantou os alunos com os seus contos, que não são simples histórias, mas verdadeiras lições de vida. Foi uma sessão que, certamente, irão recordar durante muito tempo. Agradecemos ao sr. José Craveiro os belos momentos que nos proporcionou!

As escolhas de...

Imagem
Luísa Henriques - Professora de Francês

Marcadores de Leitura

Imagem
Os alunos do 7º Ano realizaram estes Marcadores de Le itura no âmbito da disciplina de Oficina de Arte , orientados pela professora Ana Cristina Cardoso . Durante a Semana da Leitura estão expostos na vitrine à entrada da biblioteca. Foram também impressos para quem os quiser levantar na BE.

Semana da Leitura

Imagem
Trabalho realizado pelo aluno André Gandum , 12º F, nº16 Sugestão de leitura: Zorro : O Começo da lenda , de Isabel Allende Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para os 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, destinado a leitura autónoma. A fantástica lenda de Zorro revisitada por Isabel Allende. Filho de pai espanhol, militar e proprietário, Diego de La Vega herda da mãe o espírito guerreiro e da avó índia o fulgor e coragem dos nativos. Aos olhos de todos Diego é um homem mimado e frágil mas, quando veste o seu fato negro e coloca a sua máscara, é o destemido Zorro. A máscara, a capa, e o exímio domínio da espada fazem de Zorro o temido defensor dos oprimidos e amante de uma boa aventura. Numa apaixonante história sobre as aventuras e desventuras de Diego de La Vega, Isabel Allende propõe um livro empolgante e de animada leitura.

"A maior flor do mundo"

Imagem
À tarde, foi a vez dos alunos de Oficina de Teatro do 9º B , sob orientação do professor José Vieira Lourenço , apresentarem a leitura dramatizada do livro de José Saramago " A maior flor do mundo ". E se, como podemos ler na contracapa do livro, as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos?