Mostrar mensagens com a etiqueta Plano Nacional de Cinema. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Plano Nacional de Cinema. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

PNC |Noite e Nevoeiro





Para assinalar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (27 de janeiro, dia da libertação do Campo de Concentração de Auschwitz), a equipa do Plano Nacional de Cinema da nossa escola promoveu a sessão de projeção do filme "Noite e Nevoeiro", de Alain Resnais, convidando para a introdução e debate final o colega de Filosofia Vítor Simão. A sessão dirigiu-se a alunos de algumas turmas do 9.º, 10.º e 11.º anos.
Pelas intervenções dos alunos no debate final, constatámos o quanto ficaram sensibilizados com a sessão, questionando-se sobre como foi possível esta barbárie ("porquê?"... "porquê?"..."porquê?"...) e cientes de que "não esquecer é fundamental".
Agradecemos ao professor Vítor Simão a disponibilidade com que acedeu ao nosso convite. 

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Sessão de Cinema | Soldado Milhões


No âmbito do programa da Semana dos Direitos Humanos para assinalar os 70 Anos da DUDH, o filme "Soldado Milhões" foi projetado no Grande Auditório para várias turmas, algumas das quais já tinham assistido à sessão "Aníbal Milhais: um herói chamado Milhões", apresentada pelo ator Diogo Carvalho, de que demos conta já neste blogue.

Houve duas sessões, com breve contextualização pelas professoras Fátima Taborda (nas turmas do 3.º ciclo)  e Fátima Almeida (nas turmas do secundário).
Momento marcante e até comovente foi, sem dúvida, aquele em que o Soldado Milhões encontrou os seus colegas de batalhão e os alunos começaram, espontaneamente, a bater palmas!! 

terça-feira, 20 de novembro de 2018

3.ª Conferência do Plano Nacional de Cinema | Entre Espaços : a Escola e o Cinema


"O cinema é uma janela para pensar o mundo
Catarina Mourão (cineasta de documentário)


No passado dia 17 de novembro, a equipa do Plano Nacional de Cinema da escola esteve presente na 3.ª Conferência do PNC, que decorreu na Cinemateca Portuguesa.


A sessão de abertura da Conferência teve a intervenção dos Diretores da Cinemateca e do ICA, da Coordenadora do PNC, Elsa Mendes, do Diretor da DGE, do Secretário de Estado da Educação, João Costa, e da Secretária de Estado da Cultura. 


O 1.º Painel "O Cinema: convite à criação do mundo", moderado pelo crítico de cinema Carlos Natálio, fez uma incursão na relação que existe entre o cinema e o seu ensino, já que três dos elementos da mesa (João Mário Grilo, Catarina Mourão e Pedro Sena Nunes) são realizadores e professores de cinema.

O 2.º Painel "C2 - Cinema é no Cinema: experiências de formação cinematográfica", moderado pela Coordenadora do PNC, centrou-se na apresentação de alguns projetos escolares centrados no cinema, nomeadamente o projeto "Olhar pela lente", apresentado por Pedro Alves, com o intuito de, pelo cinema, combater o insucesso e o abandono escolar, promovendo a autonomia, o espírito de grupo e a responsabilidade dos alunos envolvidos.
Da parte da tarde, houve uma sessão dupla de cinema com os filmes "O Vento Levar-nos-á" do iraniano Abbas Kiarostami (1999) e "O Santo dos Pobrezinhos" de Roberto Rossellini (1950).



domingo, 22 de abril de 2018

PNC | "Adeus, pai"



No dia 19 de abril, realizou-se a sessão "O Cinema está à tua espera", no âmbito do PNC, conforme atrás anunciado.
A coordenadora do PNC da nossa escola, Marina Pacheco, deu as boas vindas a todos os presentes e a aluna Laura Rojo, do 9ºC, apresentou o realizador Luís Filipe Rocha, que fez alguns apontamentos ao filme. 
O aluno Francisco Cunha, do 8ºB, tocou o Noturno de Chopin e e a aluna Ana Rita Cunha, do 8ºB tocou Canto de Luar, de Ivo Cruz.

No final da projeção de "Adeus, Pai", houve espaço para as perguntas dos alunos que foram respondidas pelo  realizador de uma forma muito cordial e esclarecedora.
Agradecemos ao realizador Luís Filipe Rocha pela sua disponibilidade e simpatia!





segunda-feira, 16 de abril de 2018

PNC - "O Cinema está à tua espera"

cartaz PNC

No âmbito do PNC (Plano Nacional de Cinema), vai realizar-se no dia 19 de abril, às 10h15, no Grande Auditório, uma projeção do filme “Adeus, pai”. A sessão conta com a presença do realizador Luís Filipe Rocha que, no final, responderá a perguntas dos alunos.
Para além das turmas do 8ºB e 9ºC da nossa escola, estarão presentes turmas das escolas Infanta D. Maria, Avelar Brotero, Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste e Colégio Bissaya Barreto, num total de duzentos alunos, acompanhados pelos respetivos professores.

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Visita de Estudo à Casa Museu de Vilar



No âmbito do Plano Nacional de Cinema (PNC), os alunos do 11ºD e 12ºD, acompanhados pela professora Marina Pacheco, coordenadora do PNC, e pela professora Paula Africano participaram numa Visita de Estudo à Casa Museu de Vilar, com visita guiada pelo cineasta português e produtor cinematográfico de animação Abi Feijó e dinamização de um Workshop de animação pelos colaboradores de Abi Feijó, Juliana e Alexandre.



No workshop, mini oficina de cinema de animação, foi realizado um pequeno filme que foi publicado pela Casa Museu de Vilar no vimeo:



Minotauro from Casa Museu de Vilar on Vimeo.

quinta-feira, 16 de março de 2017

Exposição de Cartazes de Cinema do filme "Persepolis"



No âmbito do Plano Nacional de Cinema (PNC), os alunos do 12ºD visualizaram o filme “Persepolis”, analisaram-no através do preenchimento de uma ficha de visionamento na disciplina de Português, com a professora Cristina Barreto e, posteriormente, cada aluno elaborou um cartaz de cinema deste filme na disciplina de Oficina de Multimédia com a professora Marina Pacheco. A este propósito, foi realizado também o vídeo aqui apresentado e que conta com uma das músicas que fazem parte da banda sonora do filme.

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Plano Nacional de Cinema


A nossa escola integrou, no corrente ano letivo, o Plano Nacional de Cinema (PNC), com o objetivo de promover o acesso dos alunos ao património cinematográfico nacional e mundial, contribuindo para o aumento da literacia em cinema e para a sua formação geral.


O plano de atividades do PNC prevê o visionamento de filmes por nível de ensino. Assim, uma vez que estamos em período de Halloween, o primeiro filme selecionado da lista do PNC é O ESTRANHO MUNDO DE JACK (1993), de Henry Selick, direcionado para as turmas do 6º ano. Esta atividade é realizada em interdisciplinaridade com as disciplinas de Inglês e Português.
A equipa do PNC deseja um bom filme!




O Rei das abóboras "assombra" o 6ºC

No dia 2 de novembro, o 6ºC assistiu ao filme "The Nightmare before Christmas" ("O estranho mundo de Jack), baseado num poema de Tim Burton, na sala B12 da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores.A professora Licínia Regateiro, elemento da equipa do Plano Nacional de Cinema (PNC) na escola, apresentou o filme detalhadamente à turma, analisando a ficha técnica.
Tratou-se de uma atividade de caráter interdisciplinar de português, inglês e PNC, integrada na celebração do "Halloween". Esta iniciativa serviu para promover o gosto pelo cinema, alargar os conhecimentos cinematográficos e os horizontes culturais, mas também para desenvolver a competência de escrita dos alunos.
A turma gostou muito desta atividade e anseia bastante uma próxima sessão de cinema.

Notícia elaborada em conjunto pela turma do 6ºC