quinta-feira, 31 de janeiro de 2019
Concurso de Poesia "Há Poesia na escola"
O tema deste ano é a Interculturalidade.
Podem consultar o Regulamento na Biblioteca, junto da professora de Português ou junto do Diretor de Turma.
quarta-feira, 30 de janeiro de 2019
Exposição "Uma Viagem aos Descobrimentos"
Exposição "Uma Viagem aos Descobrimentos" com trabalhos realizados pelos alunos do 8.ºB e C, orientados pela professora Elizabeth Lopes e 8.ºD, orientados pela professora Maria da Luz Santos.
Parabéns aos alunos participantes!
Postado por
BE Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Conservatório de Música de Coimbra
às
11:21
Sem comentários:
Marcadores:
Exposições
terça-feira, 29 de janeiro de 2019
Sessão de motivação para o estudo de "Mensagem" de Fernando Pessoa

Os alunos de todas as turmas do 12.º ano assistiram à sessão "Decifrar (hoje) mensagens na Mensagem", pelo Dr. Alfredo Leite, do Mundo Brilhante, como motivação ao estudo da obra que estão a iniciar.
A motivação foi plenamente conseguida, pois os alunos mostraram-se muito agradados com a sessão.
Com a sua assertividade, e até provocação, o Dr. Alfredo Leite levou os alunos a compreender a atualidade das mensagens na Mensagem.
A opinião de alguns alunos:
"No início, tinha uma ideia de que seria algo mais direcionado para o conteúdo da obra e aspetos relacionados com ela. O facto do orador a relacionar com o tema "mindset", crescimento pessoal, tornou a apresentação muito mais interessante. Concluindo, o sentido de humor associado ao conteúdo literário e ao "à vontade" do palestrante, fez com que a palestra se sobressaísse perante todas as outras a que já assisti, dando vontade de ouvir mais."
Margarida, 12.ºA
"Penso que, em geral, o orador foi capaz de fazer uma apresentação à obra "Mensagem" de uma maneira inovadora e bastante adequada à nossa idade"
Ana Margarida, 12.ºB
"A sessão ajudou-me a olhar para mim mesma e para o meu futuro de uma forma diferente e mais positiva."
Bárbara, 12.ºB
"Gostei do facto de o psicólogo Alfredo Leite estar a par do que interessa aos jovens de hoje. Acho que facilitou a comunicação e ajudou a captar a nossa atenção e motivação."
Miguel, 12.ºB
"Através do humor e boa disposição, Alfredo Leite fez um breve resumo da estrutura da obra e apelou para a importância de compreender toda a mensagem por trás da "Mensagem", explicando como aplicá-la à vida para conseguir rejuvenescer Portugal."
Diogo, 12.ºA
A motivação foi plenamente conseguida, pois os alunos mostraram-se muito agradados com a sessão.
Com a sua assertividade, e até provocação, o Dr. Alfredo Leite levou os alunos a compreender a atualidade das mensagens na Mensagem.
A opinião de alguns alunos:
"No início, tinha uma ideia de que seria algo mais direcionado para o conteúdo da obra e aspetos relacionados com ela. O facto do orador a relacionar com o tema "mindset", crescimento pessoal, tornou a apresentação muito mais interessante. Concluindo, o sentido de humor associado ao conteúdo literário e ao "à vontade" do palestrante, fez com que a palestra se sobressaísse perante todas as outras a que já assisti, dando vontade de ouvir mais."
Margarida, 12.ºA
"Penso que, em geral, o orador foi capaz de fazer uma apresentação à obra "Mensagem" de uma maneira inovadora e bastante adequada à nossa idade"
Ana Margarida, 12.ºB
"A sessão ajudou-me a olhar para mim mesma e para o meu futuro de uma forma diferente e mais positiva."
Bárbara, 12.ºB
"Gostei do facto de o psicólogo Alfredo Leite estar a par do que interessa aos jovens de hoje. Acho que facilitou a comunicação e ajudou a captar a nossa atenção e motivação."
Miguel, 12.ºB
"Através do humor e boa disposição, Alfredo Leite fez um breve resumo da estrutura da obra e apelou para a importância de compreender toda a mensagem por trás da "Mensagem", explicando como aplicá-la à vida para conseguir rejuvenescer Portugal."
Diogo, 12.ºA
Postado por
BE Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Conservatório de Música de Coimbra
às
19:31
Sem comentários:
Marcadores:
Leitura
PNC |Noite e Nevoeiro


Para assinalar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (27 de janeiro, dia da libertação do Campo de Concentração de Auschwitz), a equipa do Plano Nacional de Cinema da nossa escola promoveu a sessão de projeção do filme "Noite e Nevoeiro", de Alain Resnais, convidando para a introdução e debate final o colega de Filosofia Vítor Simão. A sessão dirigiu-se a alunos de algumas turmas do 9.º, 10.º e 11.º anos.
Pelas intervenções dos alunos no debate final, constatámos o quanto ficaram sensibilizados com a sessão, questionando-se sobre como foi possível esta barbárie ("porquê?"... "porquê?"..."porquê?"...) e cientes de que "não esquecer é fundamental".
Agradecemos ao professor Vítor Simão a disponibilidade com que acedeu ao nosso convite.
Pelas intervenções dos alunos no debate final, constatámos o quanto ficaram sensibilizados com a sessão, questionando-se sobre como foi possível esta barbárie ("porquê?"... "porquê?"..."porquê?"...) e cientes de que "não esquecer é fundamental".
Agradecemos ao professor Vítor Simão a disponibilidade com que acedeu ao nosso convite.
sexta-feira, 25 de janeiro de 2019
SOBE |Saúde Oral Bibliotecas Escolares

Os alunos das três turmas do 5.º ano assistiram, durante esta semana, a sessões sobre Saúde Oral, no âmbito do Projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares), uma parceria entre a BE e as professoras de Ciências Naturais do 5.º ano.
Estas sessões foram dinamizadas pelo Enfermeiro Fernando Carvalho, da Equipa de Saúde Escolar do Centro de Saúde do Bairro Norton de Matos, que sensibilizou os alunos para a adoção de comportamentos adequados neste âmbito.
Ao Enfermeiro Fernando Carvalho e restante equipa os nossos agradecimentos pela gentileza e disponibilidade!
Estas sessões foram dinamizadas pelo Enfermeiro Fernando Carvalho, da Equipa de Saúde Escolar do Centro de Saúde do Bairro Norton de Matos, que sensibilizou os alunos para a adoção de comportamentos adequados neste âmbito.
Ao Enfermeiro Fernando Carvalho e restante equipa os nossos agradecimentos pela gentileza e disponibilidade!
Postado por
BE Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Conservatório de Música de Coimbra
às
20:35
Sem comentários:
Marcadores:
SOBE
quarta-feira, 16 de janeiro de 2019
Festa de Lançamento Distrital "Histórias da Ajudaris 2018"
O dia 12 de janeiro foi dia de mais uma Festa de Lançamento Distrital "Histórias da Ajudaris" na BMC/Casa da Cultura, em Coimbra!
Desta vez, o tema era a "Natureza" e o Volume IV (onde se insere a história escrita pelos alunos da turma do 6.ºA do passado ano letivo da nossa escola, sob orientação da professora Florbela Moura) contou com a participação de 48 estabelecimentos de ensino e 55 artistas solidários.

As "apresentadoras" da Festa, as nossas alunas Catarina e Filipa, foram anunciando os vários intervenientes: os seus colegas do 7.ºA, alunos de dança, que encantaram todos com a sua apresentação (orientada pela professora Ilana), alunos do Agrupamento de Escolas Miranda do Corvo e do Colégio São Teotónio, o Coro Misto da Universidade de Coimbra, o Tiroliro, Grupo de Cavaquinhos da Aposenior, e o Grupo de Cavaquinhos Giroflé.
Parabéns aos jovens autores!
Parabéns à Ajudaris!
Parabéns a todos os professores e ilustradores solidários que ajudaram a dar vida a este projeto!
Mais informações aqui. Agradecimento da Ajudaris aqui.
Mais informações aqui. Agradecimento da Ajudaris aqui.
Postado por
BE Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Conservatório de Música de Coimbra
às
13:36
Sem comentários:
Marcadores:
Ajudaris
sexta-feira, 11 de janeiro de 2019
NETIQUETA | Infográfico
Infográfico realizado no âmbito do trabalho colaborativo entre as Bibliotecas Escolares da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e o Agrupamento de Escolas Coimbra Sul.
Workshop "Como conseguir emprego em 30 dias"

Na passada sexta-feira, dia 11 de janeiro, os alunos de todas as turmas do 12.º ano da nossa escola tiveram a oportunidade de assistir, durante três horas, ao Workshop "Como conseguir emprego em 30 dias", dinamizado por Pedro Silva-Santos.
Foi um Workshop muito motivador e desafiante, com dicas interessantes para os alunos se orientarem na criação e promoção da sua imagem nas redes sociais, o que facilitará a sua empregabilidade. Além disso, deu conselhos importantes sobre os cuidados a ter na preparação e realização de entrevistas de emprego, bem como no primeiro dia de trabalho.
O feed-back recebido dos alunos é a melhor prova do sucesso da sessão:
“Como conseguir emprego em 30 dias foi um desafio à nossa capacidade de analisar e redefinir percursos.
Pedro Silva-Santos cativou e conseguiu captar a atenção de mais de 200 pessoas com um discurso fascinante. Com o seu estilo natural, conseguiu “quebrar o gelo” e criar uma ligação inexplicável com os ouvintes, mantendo-os assim cativados durante as três horas do Workshop.
"E andava eu à procura de emprego!... Enviava currículos e ficava à espera em casa. Nunca era selecionado.
O feed-back recebido dos alunos é a melhor prova do sucesso da sessão:
"Assistimos à sessão de um verdadeiro artista da
palavra com perícia para nos cativar como se estivéssemos no cinema com um
pacote de pipocas na mão.
A exposição do palestrante foi de se lhe tirar o chapéu! Houve momentos hilariantes e momentos mais sérios, em três horas muitíssimos interessantes.
O intuito era instruir o público, mas foi bastante mais interessante, não deixando de atingir os objetivos. Não só aprendemos como conseguir emprego facilmente mas também como cuidar do nosso perfil nas redes sociais e interagir com outras pessoas.
A exposição do palestrante foi de se lhe tirar o chapéu! Houve momentos hilariantes e momentos mais sérios, em três horas muitíssimos interessantes.
O intuito era instruir o público, mas foi bastante mais interessante, não deixando de atingir os objetivos. Não só aprendemos como conseguir emprego facilmente mas também como cuidar do nosso perfil nas redes sociais e interagir com outras pessoas.
Vai
ser mais simples arranjar emprego graças às instruções e aos passos sugeridos
por este verdadeiro poeta dos negócios."
"Deram-nos 30 dias para arranjar emprego e, em 3 horas, Pedro Silva-Santos contagiou um Auditório com mais de 200 pessoas.
Rafael Silva e José Miguel Santos
"Deram-nos 30 dias para arranjar emprego e, em 3 horas, Pedro Silva-Santos contagiou um Auditório com mais de 200 pessoas.
Com
o seu discurso cativante, aproximou-se do público e fez com que todos nós
estivéssemos interessados; o seu humor natural e a sua presença em palco foram
os aspetos que mais contribuíram para a nossa atenção.
Nesta
viagem digital, aprendemos a lidar com o mundo do trabalho e a saber o que não
devemos fazer: enviar um currículo igual a tantos outros, ficar sentado em casa
à espera, publicar posts rotineiros
nas redes sociais… Esta não é certamente a melhor via para arranjar emprego.
Temos de apostar na criatividade.
Só
nos resta agradecer ao palestrante tudo o que nos ensinou e é certo que, no
futuro, vamos ser mais expeditos e inteligentes na procura de emprego."
Alexandra Cunha
“Como conseguir emprego em 30 dias foi um desafio à nossa capacidade de analisar e redefinir percursos.
Pedro Silva-Santos cativou e conseguiu captar a atenção de mais de 200 pessoas com um discurso fascinante. Com o seu estilo natural, conseguiu “quebrar o gelo” e criar uma ligação inexplicável com os ouvintes, mantendo-os assim cativados durante as três horas do Workshop.
O
humor do palestrante, extremamente genuíno, e a sua presença em palco, bastante
forte e dinâmica, conduziram o público a uma maior adesão às ideias que expôs.
Foram 30 as recomendações e dicas relativas às redes sociais, à entrevista e ao
currículo, do perfil à forma de comunicar e ao conteúdo inovador, tudo foi
tratado para que a nossa procura de emprego seja bem sucedida futuramente."
Luís Machado
"E andava eu à procura de emprego!... Enviava currículos e ficava à espera em casa. Nunca era selecionado.
Estava a fazer tudo mal!
O Workshop de Pedro Silva-Santos veio abrir a minha mente a todo um novo horizonte de hipóteses e técnicas para que nunca volte a ficar de mãos a abanar.
Todo o seu à-vontade e descontração ao comunicar connosco tornou o Workshop em algo muito mais cativante do que era esperado, parecia que tudo lhe saía com grande naturalidade. Para além disto, tinha um humor inteligente, uma personalidade dinâmica e uma presença muito forte.
Em três horas, recebi trinta dicas para arranjar emprego em trinta dias.
Estou confiante!"
André Queirós
"Com uma presença forte e dinâmica no palco do Grande Auditório, Pedro Silva-Santos procurou criar empatia connosco através de um discurso cativante, desafiando-nos a pensar e a puxar pela nossa criatividade.
Toda a sua descontração provocou a nossa atenção, pois a sua naturalidade e algumas notas humorísticas seduziram-nos ao ponto de não querermos sair do Auditório.
Foi esta atitude que nos levou a reter informação muito importante relativa às etapas que devemos percorrer para obter um emprego: melhoria e aproveitamento das redes sociais, preparação da entrevista e de um currículo criativo.
A leitura do seu livro Como conseguir emprego em 30 dias deve ser a poção mágica para abrirmos as portas do emprego!"
Guilherme Coelho
Postado por
BE Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Conservatório de Música de Coimbra
às
19:16
Sem comentários:
Marcadores:
Workshop
quinta-feira, 10 de janeiro de 2019
Programa "Cientificamente Provável" | Palestra para o 11.º ano

No âmbito do Programa "Cientificamente Provável", de que resultou o apadrinhamento da biblioteca da nossa escola pela Unidade de Investigação e Desenvolvimento "Química-Física Molecular" da Universidade de Coimbra, decorreu, no dia 9 de janeiro, uma palestra dirigida aos alunos de 11.º ano. O tema abordado foi “Diagnóstico Precoce do Cancro” e, dentro desta área, foi-nos apresentado o potencial de diagnóstico da
“Espectroscopia Vibracional”. Foram apresentadas diferentes técnicas
imagiológicas e a sua aplicabilidade na diagnose oncológica, frisando sobretudo
uma técnica ainda em desenvolvimento que permite ir além da imagem e
identificar células e o seu potencial saudável ou oncológico - a espectrometria
vibracional, usando apenas luz para “agitar o sistema” e conseguir obter
informações sobre o conteúdo bioquímico das células para proceder à sua
classificação.Fomos prendados com uma oradora brilhante, a Professora Doutora Inês Santos, capaz de usar uma linguagem simples e acessível sem perder o rigor científico esperado, dada a complexidade do tema.
Os alunos tiveram um comportamento exemplar e o tipo de questões colocadas revelou o quanto acharam a palestra interessante e motivadora!
Postado por
BE Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Conservatório de Música de Coimbra
às
16:49
Sem comentários:
Marcadores:
Projetos
terça-feira, 8 de janeiro de 2019
Farsa de Inês Pereira | AtrapalhArte
Ontem os alunos do 10º ano da escola tiveram o prazer de
assistir à peça de teatro “Farsa de Inês Pereira” de Gil Vicente. Esta obra vicentina
foi levada a palco pela Companhia “AtrapalhArte” que, de forma muito divertida,
deu a conhecer a história de uma rapariga do século XVI, Inês Pereira, que pretendia
arranjar marido para alcançar a liberdade.
No final do espetáculo, depois de muitos aplausos, os atores
disponibilizaram-se para responder às questões do público sobre a peça e a
representação.
Ficamos a aguardar, com expectativa, uma próxima visita da
“AtrapalhArte”!
Postado por
BE Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Conservatório de Música de Coimbra
às
13:19
Sem comentários:
Marcadores:
Teatro
Encontro com o autor e apicultor Paulo Santos

A nossa semana começou da melhor maneira com a sessão "A Cuscas vem à escola", dinamizada pelo autor e apicultor Paulo Santos.

A sessão foi muito motivadora e divertida, como refletem as opiniões que recolhemos dos alunos do 5.º ano, que referiram ter adorado a sessão e ter aprendido muitas coisas sobre as abelhas.
No final, os alunos tiveram o prazer de degustar o mel oferecido pelo autor. A terminar, a sessão de autógrafos!
Deixamos aqui algumas opiniões de alunos do 5.º ano:
"Aquilo que gostei mais foi de saber que as abelhas afinal não são tão más como eu pensava e de saber que sem elas não podíamos comer alimentos sem ser batatas e cenouras..."
Carolina, 5.ºA
"Gostei muito porque gostei de aprender as coisas sobre as abelhas, por exemplo, que têm cinco olhos. Não me vou esquecer! O mel estava muito bom!"
Manuel, 5.ºA
"Eu gostei muito, foi muito interessante e aprendi coisas novas sobre as abelhas e o autor. Se a sessão tivesse nota, dar-lhe-ia 5. Foi uma forma de aprender muito sobre as abelhas e a preservar o planeta, e vou preservá-lo. Adorei conhecer o mundo das abelhas e o mel era muito bom. Adorei a sessão. Parabéns!"
Marco, 5.ºB
"Na minha opinião, esta sessão ensinou-nos o quanto as abelhas são importantes para sobrevivermos e o quanto elas precisam de nós."
Sofia, 5.ºB
"Na minha opinião, esta palestra sobre o livro "Cuscas" foi inesquecível, o senhor estava feliz com a apresentação e gostou da nossa presença. Achei interessante o entusiasmo do autor ao explicar curiosidades sobre as abelhas."
Miguel, 5.º C
"Eu adorei a ida à Cuscas, foi bastante engraçada e interessante. Fiquei a saber muito mais do que sabia sobre as abelhas. E acima de tudo quero deixar um enorme agradecimento ao Sr. Paulo Santos, que veio à escola, que nos deu a provar do seu mel, e também à Dra. Madalena Trindade."
Inês, 5.ºC
"Aquilo que gostei mais foi de saber que as abelhas afinal não são tão más como eu pensava e de saber que sem elas não podíamos comer alimentos sem ser batatas e cenouras..."
Carolina, 5.ºA
"Gostei muito porque gostei de aprender as coisas sobre as abelhas, por exemplo, que têm cinco olhos. Não me vou esquecer! O mel estava muito bom!"
Manuel, 5.ºA
"Eu gostei muito, foi muito interessante e aprendi coisas novas sobre as abelhas e o autor. Se a sessão tivesse nota, dar-lhe-ia 5. Foi uma forma de aprender muito sobre as abelhas e a preservar o planeta, e vou preservá-lo. Adorei conhecer o mundo das abelhas e o mel era muito bom. Adorei a sessão. Parabéns!"
Marco, 5.ºB
"Na minha opinião, esta sessão ensinou-nos o quanto as abelhas são importantes para sobrevivermos e o quanto elas precisam de nós."
Sofia, 5.ºB
"Na minha opinião, esta palestra sobre o livro "Cuscas" foi inesquecível, o senhor estava feliz com a apresentação e gostou da nossa presença. Achei interessante o entusiasmo do autor ao explicar curiosidades sobre as abelhas."
Miguel, 5.º C
"Eu adorei a ida à Cuscas, foi bastante engraçada e interessante. Fiquei a saber muito mais do que sabia sobre as abelhas. E acima de tudo quero deixar um enorme agradecimento ao Sr. Paulo Santos, que veio à escola, que nos deu a provar do seu mel, e também à Dra. Madalena Trindade."
Inês, 5.ºC
domingo, 6 de janeiro de 2019
Contos com Reflexão

No dia 4 de janeiro, tivemos mais uma vez na nossa escola o Dr. Alfredo Leite a dinamizar sessões interativas de motivação para a leitura das obras "Saga", de Sophia de Mello Breyner Andresen, para as turmas do 8.º ano e "Os Lusíadas", de Luís de Camões, para as turmas do 9.º ano.
Estas sessões são efetivamente "Contos com Reflexão", que envolvem os alunos com temas significativos relacionados com cada obra, ligados aos valores, surpreendendo e cativando sempre os alunos!
Postado por
BE Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Conservatório de Música de Coimbra
às
21:53
Sem comentários:
Marcadores:
Leitura
2019 | 500 anos da morte de Leonardo da Vinci
Leonardo da Vinci nasceu na pequena aldeia de Vinci, na região de Florença, Itália, em 15 de abril de 1452 e faleceu no Castelo de Cloux, Amboise, em França, no dia 2 de maio de 1519.
2019 é o ano Leonardo da Vinci, assinalando-se os 500 anos da sua morte com exposições e homenagens a decorrer ao longo do ano em vários países.
Deixamos aqui uma frase atribuída a Leonardo da Vinci:
"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Bom 2019!
Subscrever:
Mensagens (Atom)



















