Mostrar mensagens com a etiqueta Internet. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Internet. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 1 de março de 2013

Internet Segura


No âmbito da disciplina de TIC, os alunos do 7ºB e C e do 8º ano, elaboraram cartazes alusivos à Segurança na Internet e questionários sobre o mesmo tema que passaram nas turmas do ensino secundário. Os cartazes e os resultados dos inquéritos podem ser vistos no hall de entrada da escola.
 

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Dia Europeu da Internet Segura

Ligados ou viciados?
“As novas tecnologias abrem-nos um mundo de possibilidades, mas também podem criar uma dependência perigosa, segundo os especialistas.”
Na semana em que se comemora o Dia Europeu da Internet Segura (5 de fevereiro), com o lema “Liga-te, mas com respeitinho”, a revista Super Interessante nº178 (fevereiro 2013) traz um artigo intitulado “Ligados ou viciados?” onde aponta vantagens mas também algumas críticas à utilização excessiva das tecnologias, nomeadamente da Internet e das redes sociais. Pretende-se orientar o leitor no reconhecimento dos sinais desta toxicodependência e formas de a vencer.
As vantagens são várias, no entanto, a utilização excessiva pode “causar depressão, pânico, comportamentos obsessivo-compulsivos e, em casos mais graves, episódios psicóticos. Estudos comprovam que tempo excessivo passado diante do computador provoca, nas crianças e jovens, dificuldade de se concentrarem e de comunicar".

Podem encontrar a revista na biblioteca da escola. Não se esqueçam de consultar também o site Internet Segura. E lembrem-se, "liguem-se, mas com respeitinho"!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Internet : potencialidades e desafios



Hoje, dia 16 de fevereiro, as turmas do 5º Ano e o 7º A estiverem presentes numa sessão sobre as potencialidades e os desafios da Internet, com o Dr. Paulo Peixoto, Professor do Departamento do DEI, da Universidade de Coimbra.
Após uma apresentação da evolução da Internet, o Dr. Paulo Peixoto alertou, a partir de um pequeno filme, para variadas situações a que os alunos devem prestar atenção quando usam a Internet, respondendo, no final, às dúvidas levantadas pelos alunos.
Estes foram unânimes em reconhecer a importância desta sessão informativa para  a melhor utilização diária deste meio de comunicação e informação.
Agradecemos ao Dr. Paulo Peixoto a amabilidade e  disponibilidade demonstradas.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Umberto Eco: “O excesso de informação provoca amnésia”

Em entrevista de 30 de Dezembro de 2011, conduzida por Luís António Giron, da publicação brasileira “Época“, Umberto Eco tece algumas considerações interessantes sobre a Internet, os e-books e a situação política e económica da Europa e da Itália. Também se fala de literatura e do impacto, por vezes estranhos, que provoca nos diversos públicos.
A internet não seleciona a informação. Há de tudo por lá. (…) A imensa quantidade de coisas que circula é pior que a falta de informação. O excesso de informação provoca a amnésia. Informação demais faz mal. Quando não lembramos o que aprendemos, ficamos parecidos com animais. Conhecer é cortar, é selecionar. (…).”

 

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Semana da Internet Segura - 6 a 10 de fevereiro


Este ano o tema da Semana da Internet Segura é “Aproximar Gerações” e o slogan "descobrir o mundo digital em conjunto... com segurança!".
Na nossa escola também convidamos os alunos a criarem um slogan alusivo a esta temática (o melhor será premiado), há filmes a passar em várias turmas (ao longo da semana) e na biblioteca (quarta-feira, dia 8, às 14h45) e um questionário anónimo para preencherem, que dará origem a uma posterior sessão de esclarecimento.
E não se esqueçam de visitar o sítio SeguraNet, com muita informação de interesse para todos, alunos, pais e professores!