Mostrar mensagens com a etiqueta Início do ano lectivo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Início do ano lectivo. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Ano letivo 2018-2019

Bem-vindos à Biblioteca Escolar neste novo ano letivo de 2018-2019

Estamos de volta para continuar a dar-vos conta das nossas atividades e de toda a comunidade educativa. 
Uma saudação especial para os alunos e professores novos na escola! Esperamos pela visita de todos neste espaço onde podem ler, estudar, pesquisar na internet, consultar um livro ou uma revista, ver um filme, fazer os TPC, ler o jornal...sabendo que há sempre alguém que os pode orientar e apoiar. 

Desejamos a todos um BOM ANO ESCOLAR cheio de SUCESSO!

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Ano letivo 2017/2018


Olá!

Neste início do ano letivo 2017-18, saudamos alunos e toda a comunidade educativa, desejando um ótimo ano e reforçando a importância do livro e da leitura na formação integral dos jovens! 
Como tem sido usual, partilharemos neste blogue todas as atividades da Biblioteca e desenvolvidas em colaboração com ela. 
Daremos também notícias sobre as atividades do Plano Nacional de Cinema (PNC), projeto que a nossa escola abraçou desde o passado ano letivo, pois o cinema é também uma forma muito importante e interessante de "ler" o mundo.

Votos de um ÓTIMO ANO LETIVO, sempre na companhia de um livro!

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Ano letivo 2016-2017


Olá!

Cá estamos novamente a abrir-vos as portas da biblioteca neste novo ano letivo, desejando-vos um recomeço cheio de entusiasmo para alcançarem, no final, os sonhos que já começaram a construir.
Estamos aqui para vos ajudar nesse caminho, na companhia de todos os recursos que temos para vos oferecer.
Venham à biblioteca!
Deixamos-vos o tema definido este ano pela International Association of School Librarianship (IASL) para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), que se comemora em outubro:


http://blogue.rbe.mec.pt/

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Ano letivo 2015/2016


Olá!
Cá estamos de novo a dar as boas vindas a todos, em particular à nossa comunidade escolar, e uma saudação especial aos alunos e professores novos na escola! 
Os alunos novos dos 5º, 7º e 10º anos, na companhia das respetivas professoras de Português, estão já a visitar a BE para descobrirem este espaço onde podem ler, estudar, pesquisar na internet, consultar um livro ou uma revista, ler um jornal, fazer os TPC, ver um filme...sabendo que há sempre alguém que os pode orientar e apoiar.
Fiquem todos atentos pois aqui continuaremos a dar conta das nossas atividades e de toda a comunidade educativa. 
Votos de um BOM ANO LETIVO, na nossa companhia!
A equipa da BE


segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Palestra de abertura do ano letivo

O PROBLEMA DA EDUCAÇÃO


No dia 8 de setembro, no âmbito da abertura do ano letivo 2014-2015 e da celebração do trigésimo primeiro aniversário da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, a comunidade educativa foi convidada a refletir sobre o estado da educação em Portugal com o historiador José Pacheco Pereira.
Na sua perspetiva, qual é o problema da educação em Portugal? A crise da classe média. Os diferentes grupos sociais não atribuem o mesmo valor à educação. A valorização da educação foi obra da classe média que nela viu um “elevador social”. Deste modo, a degradação atual da classe média constitui  o problema de fundo da educação no nosso país.
Por outro lado, as políticas de ataque às Humanidades e de desvalorização dos professores conjugadas com a perda do valor simbólico da educação na opinião pública e a erosão provocada pelas novas tecnologias na instituição escola vêm agravar este problema.
Na civilização burguesa, o mundo sociocultural assenta num sistema de mediações de que a escola faz parte. Esse sistema interpõe-se entre nós e a barbárie.  Urge, pois, valorizar o papel da escola e dos professores, defender o silêncio, o tempo lento, a curiosidade, o conhecimento.
Impõe-se uma revolução no modo como se ensina. A escola deve contribuir para a qualidade do viver, do pensar e do agir. Não pode castrar a possibilidade de as pessoas serem senhoras de si mesmas.
Francisco Oliveira (professor de Filosofia)

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Receção aos alunos - atividades desportivas


No âmbito da receção aos alunos, as Atividades Desportivas promovidas pelo Grupo de Educação Física nas modalidades de Golfe, Badminton, Voleibol, Futsal e Ténis de Mesa, decorreram com grande animação e participação dos alunos da nossa escola.
 

Ano letivo 2014 - 2015

Mais um recomeço! Neste início de um novo ano letivo, damos as boas vindas a todos e uma saudação especial a alunos e professores novos na escola, a quem convidamos desde já a descobrir a biblioteca e os seus recursos.
Neste blogue, como sempre, daremos conta das nossas atividades e de toda a comunidade educativa.
Um EXCELENTE ANO LETIVO!
A equipa da BE
 
Recomeçar
 
Recomeça….
Se puderes
Sem angústia
E sem pressa.
E os passos que deres,
Nesse caminho duro
Do futuro
Dá-os em liberdade.
Enquanto não alcances
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.
E, nunca saciado,
Vai colhendo ilusões sucessivas no pomar.
Sempre a sonhar e vendo
O logro da aventura.
És homem, não te esqueças! 
Só é tua a loucura
Onde, com lucidez, te reconheças…

Miguel Torga

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Ano letivo 2013/2014

Cá estamos, mais uma vez, a dar as boas vindas a todos, com uma saudação especial à nossa comunidade escolar! 
Fazemos desde já um convite aos alunos e professores novos na escola a virem descobrir a biblioteca e os seus recursos, e esperamos que todos encontrem aqui um espaço de trabalho, leitura, lazer...e prazer.

Aqui no blogue, como sempre, vamos dando notícias do que vai acontecendo na Escola e na Biblioteca. Começamos por referir a interessante Palestra de Abertura do Ano Letivo, subordinada ao tema "Família(s) no século XXI: Mudanças, Continuidades e Tensões", proferida pela Professora Doutora Sílvia Portugal, professora e investigadora do CES, que decorreu no Grande Auditório no dia 6 de setembro.

A todos desejamos um BOM ANO LETIVO, na nossa companhia!

A equipa da BE
Madalena Trindade (professora bibliotecária)
Ana Paula Bernardes
Marília Batalha



  

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Ano letivo 2012/2013

Bem-vindos ao novo ano letivo! 
Bem-vindos à Biblioteca Escolar! 
Estamos de volta para continuar a dar-vos conta das nossas atividades e de toda a comunidade educativa. Fiquem atentos e façam-nos chegar as vossas sugestões. 
Uma saudação especial para os alunos novos dos 5º, 7º e 10º anos! Na companhia das respetivas professoras de Português, estão já a visitar a BE para descobrirem este espaço onde podem ler, estudar, pesquisar na internet, consultar um livro ou uma revista, ver um filme, fazer os TPC, ler o jornal...sabendo que há sempre alguém que os pode orientar e apoiar. 
Desejamos a todos um BOM ANO ESCOLAR cheio de SUCESSO!
A equipa da BE

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Ano lectivo 2011/2012


Chegou a hora de um novo início, um recomeço. Por isso, cá estamos, mais uma vez a dar a boas vindas a todos, em particular à nossa comunidade escolar, desejando que este ano lectivo corresponda às vossas EXPECTATIVAS, DESEJOS e SONHOS. A Biblioteca abre as suas portas outra vez, feliz por poder ajudar a percorrer esse caminho que, para muitos é de descoberta e revelação e, para outros, de aprofundamento e consolidação de saberes.
Para isso, precisamos também da ajuda de todos, pois a partilha enriquece e gratifica.
O nosso carinho, neste momento, vai também para os mais pequeninos do 5º ano que, pela primeira vez, enchem a nossa Escola de alegria, animação e vida. Esperamos que se sintam bem no novo espaço escolar, e na Biblioteca, em particular.

Desejamos a todos UM ÓTIMO ANO ESCOLAR!

A equipa da BE

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Ano lectivo 2010/2011

Olá!
Mais tarde do que é costume, devido às atribulações da mudança para a nossa nova casa, aqui estamos para iniciar mais uma etapa do nosso blogue.
Damos as boas-vindas aos alunos e colegas novos e convidamos todos a visitar a nova Biblioteca: aí poderão ler, estudar, pesquisar na internet, ver um filme, uma revista, saber das novidades...Há sempre alguém que os pode orientar e apoiar.
Bom ano lectivo para todos!

A equipa da BE
Madalena Trindade (professora bibliotecária)
Ana Paula Bernardes
Maria Dina Figueiredo
Noémia Santos

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Ano lectivo 2009/2010




Olá!
Cá estamos de novo!
Esperamos que ninguém se tenha esquecido do nosso Blogue e que continuem a consultá-lo muitas vezes. Como sempre, vamos dando notícias do que vai acontecendo na Escola e na Biblioteca, esperando que a partilha de informações e ideias nos possa ir enriquecendo cada vez mais.
Aproveitamos este início de ano lectivo para dar as boas-vindas aos alunos e colegas novos e convidá-los a visitarem a Biblioteca, espaço de trabalho, de leitura, de lazer… e de prazer. Afinal, já os antigos egípcios consideravam as bibliotecas “tesouro dos remédios da alma”!
A todos desejamos um bom ano lectivo, na nossa companhia!

A equipa nuclear da BE
Madalena Trindade (coordenadora)
Ana Paula Bernardes
Dina Figueiredo
Noémia Santos

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Outubro - Mês Internacional da Biblioteca Escolar


Olá!

Estamos de volta, depois do trabalho de início de ano, que é sempre um pouco complicado.
Vamos continuar a dar-vos conta da actividade da nossa Biblioteca Escolar e de toda a comunidade educativa. Fiquem atentos e façam-nos chegar os vossos úteis e preciosos comentários.
Por coincidência, estamos a entrar no mês de Outubro - Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Em substituição do Dia Internacional da Biblioteca Escolar, a International Association of School Librarianship (IASL) criou o "Mês Internacional da Biblioteca Escolar", que será celebrado no mês de Outubro de cada ano, a partir de 2008.
O logótipo foi redesenhado pelo australiano Peter Rugendyke.