Mostrar mensagens com a etiqueta Autores na escola. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Autores na escola. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Encontro com o autor e apicultor Paulo Santos


A nossa semana começou da melhor maneira com a sessão "A Cuscas vem à escola", dinamizada pelo autor e apicultor Paulo Santos
A sessão foi muito motivadora e divertida, como refletem as opiniões que recolhemos dos alunos do 5.º ano, que referiram ter adorado a sessão e ter aprendido muitas coisas sobre as abelhas.
No final, os alunos tiveram o prazer de degustar o mel oferecido pelo autor. A terminar, a sessão de autógrafos!

Deixamos aqui algumas opiniões de alunos do 5.º ano:

"Aquilo que gostei mais foi de saber que as abelhas afinal não são tão más como eu pensava e de saber que sem elas não podíamos comer alimentos sem ser batatas e cenouras..."
Carolina, 5.ºA
"Gostei muito porque gostei de aprender as coisas sobre as abelhas, por exemplo, que têm cinco olhos. Não me vou esquecer! O mel estava muito bom!"
Manuel, 5.ºA

"Eu gostei muito, foi muito interessante e aprendi coisas novas sobre as abelhas e o autor. Se a sessão tivesse nota, dar-lhe-ia 5. Foi uma forma de aprender muito sobre as abelhas e a preservar o planeta, e vou preservá-lo. Adorei conhecer o mundo das abelhas e o mel era muito bom. Adorei a sessão. Parabéns!"
Marco, 5.ºB
"Na minha opinião, esta sessão ensinou-nos o quanto as abelhas são importantes para sobrevivermos e o quanto elas precisam de nós."
Sofia, 5.ºB

"Na minha opinião, esta palestra sobre o livro "Cuscas" foi inesquecível, o senhor estava feliz com a apresentação e gostou da nossa presença. Achei interessante o entusiasmo do autor ao explicar curiosidades sobre as abelhas."
Miguel, 5.º C
"Eu adorei a ida à Cuscas, foi bastante engraçada e interessante. Fiquei a saber muito mais do que sabia sobre as abelhas. E acima de tudo quero deixar um enorme agradecimento ao Sr. Paulo Santos, que veio à escola, que nos deu a provar do seu mel, e também à Dra. Madalena Trindade."
Inês, 5.ºC

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Palestra "A Ciência e a Escrita" pelo Dr. António Piedade


No dia 21 de novembro, os alunos de Literatura Portuguesa das turmas do 10.º G e 11.º G assistiram à palestra "A Ciência e a Escrita", proferida pelo Dr. António Piedade. A iniciar, quatro alunos fizeram a leitura expressiva de poemas do nosso convidado, do livro "Fonte de Coretos". 
O Dr. António Piedade enfatizou a ideia de que a ciência sempre usou a escrita para se divulgar e, logo, para ser ciência. Sem comunicação dos resultados científicos não pode haver ciência, por isso a escrita de ciência assume uma componente crucial. Mas há diferentes "escritas" de ciência, desde logo o artigo científico, passando pela literatura até à poesia. 
Na palestra foram ainda apresentados exemplos de alguns escritores e poetas portugueses que referem a ciência nas suas prosas, reflexões e poesias.
Ficou lançado o mote para inspirar os alunos em alguns textos que têm de apresentar nos seus portefólios!


segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Encontro com o químico e autor Filipe L. S. Monteiro


No dia 19 de outubro, a nossa escola teve o prazer de receber o químico, escritor e mágico Filipe L. S. Monteiro, para duas sessões dirigidas a públicos diferentes:

"A Química do Amor" (11.ºC e 12.ºA, B e C) na qual Filipe Monteiro explicou os conceitos químicos que estão na base das reações envolvidas numa relação amorosa. Esta sessão foi animada com momentos de magia que surpreenderam a assistência.

Na segunda sessão (turmas do 7.º ano), Filipe Monteiro apresentou o livro "Mestre Carbono, o Cientista", alertando os alunos para a importância do meio ambiente e para a urgência de cada um adotar comportamentos responsáveis e que contribuam para a sustentabilidade do nosso planeta, sensibilizando os alunos para temas que, em breve, serão abordados na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Houve ainda lugar a alguns momentos de magia e, no final, a uma sessão de autógrafos.

Os alunos que participaram na sessão "A Química do Amor" poderão responder a um divertido "Quizz" no Kahoot!, elaborado pelo professor bibliotecário Rui Carvalho, do Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito, de Santa Marta de Portuzelo.

Fica aqui o link!

A opinião dos alunos do 7.º ano:

“A apresentação foi muito educativa e divertida. O livro: «O Mestre Carbono, o cientista» cativa as pessoas para uma melhor educação ambiental e os números de magia foram muito interessantes!”
“Na minha opinião, a sessão do livro «O Mestre Carbono, o cientista”» foi muito instrutiva para o nosso conhecimento e, ao mesmo tempo, divertida. Adorámos a forma como o autor misturava a magia com a ciência, tornando a sessão muito mais apelativa, suscitando, assim, o nosso interesse e atenção.”
“Foi uma aula diferente, com muita sabedoria e magia. Viajámos no mundo do Mestre Carbono, onde aprendemos que a vida está repleta de ciência.”

domingo, 6 de maio de 2018

Encontro com o escritor José António Franco




Feitas de “rimas e castanholas” foram as palavras do poeta José António Franco que, no seu encontro com os alunos do 6.º ano, deixou sementes poéticas para na nossa Escola crescerem flores ao sol.



Inaugurou-se o prazer de respirar poesia. Virá certamente o gosto de construir um “caderno tolo de versos” onde “pandeiretas, cornetins e rimas assins” acompanharão a festa da criatividade.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Encontro com o escritor Sandro William Junqueira



Hoje, algumas turmas do 9.º, 10.º e 11º anos tiveram a oportunidade de conhecer o autor Sandro William Junqueira. Depois das boas-vindas, com a sua apresentação biográfica e dois momentos musicais por alunos do 10.º B, Sandro William Junqueira fez uma "viagem" pelo seu percurso de vida enquanto leitor e escritor. Destacou as experiências que teve em vários domínios artísticos, desde a pintura, a escultura, a música, até chegar à literatura. Questionado pelos alunos sobre os requisitos para ser um bom escritor, respondeu que qualquer grande escritor tem que ser primeiro um grande leitor e exemplificou com o facto dos grandes escritores da literatura universal terem esse denominador comum.
Apresentou cada um dos seus livros, explicitando a situação que motivou a sua escrita, e leu algumas passagens. Referiu como outras formas artísticas, a música ou o cinema, são determinantes no seu processo de criação artística.

Foi uma sessão especial que muito agradou a todos!
Tivemos muito gosto em conhecer o autor que, segundo o Expresso, é "um dos escritores para o futuro", e aguardamos com expetativa um novo livro!



terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Encontro com a escritora Lurdes Breda


As turmas do 5ºB e do 6º ano tiveram hoje a oportunidade de conhecer a escritora Lurdes Breda, que cativou os alunos com as suas histórias e a sua simpatia. Natural do concelho de Montemor-o-Velho e autora de mais de duas dezenas de livros, apresentou alguns deles como "O Abade João", "A nuvem que chovia peixes" e "A avó que sonhava o mar". Com a sua história de vida mostrou também que, com força e determinação, é possível ultrapassar todos os obstáculos. 
Obrigada, Lurdes Breda, pelo dia especial que nos proporcionou!

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Encontro com João Pinto Coelho


Ontem a escola recebeu o escritor João Pinto Coelho, vencedor do Prémio Leya 2017 com o livro Os Loucos da Rua Mazur. A sessão iniciou-se com a apresentação do autor pelo aluno João Martinho, seguida do momento musical Allemande, da Partita n.º 2 de Bach para violino, pelo aluno António Bento.
O autor conduziu-nos então através de uma viagem pelos anos terríveis da Segunda Guerra Mundial, nomeadamente pela criação dos campos de concentração e extermínio de Auschwitz e Auschwitz II-Birkenau. Esta temática inspirou o seu primeiro romance Perguntem a Sarah Gross, que o autor apresentou durante a sessão. Foi passado um pequeno documentário sobre os factos ocorridos em Auschwitz, nome alemão dado à cidade polaca de Oswiecim. 
Quanto ao seu segundo romance, Os Loucos da Rua Mazur, João Pinto Coelho referiu que dá a conhecer um lado diferente da Segunda Guerra Mundial, centrando-se na universalidade do mal. Destacou que a compreensão do Holocausto e de outras tragédias semelhantes incide cada vez mais no retrato dos perpetradores. Rlefletindo bem, encontramos pessoas assustadoramente normais, "homens e mulheres capazes de amar os seus filhos, a quem, se fosse perguntado se seriam capazes de cometer atrocidades, negariam com a mesma convicção com que cada um de nós o afirma hoje."
Agradecemos ao autor a magnífica lição de história e humanidade que partilhou connosco!

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Palestra "Comunicação de Ciência e Cidadania"



A iniciar a comemoração da Semana da Cultura Científica na nossa escola, tivemos o privilégio de assistir à palestra "Comunicação de Ciência e Cidadania" pelo Dr. António Piedade.
A abrir a sessão, alguns alunos de turmas do 9.º e 10.º anos recitaram alguns belíssimos poemas do recente livro publicado pelo nosso convidado, Fonte de Coretos, relacionando assim a ciência com a literatura. 
Este exímio comunicador de ciência deu-nos a conhecer as relações que se estabelecem entre os textos de divulgação científica e os artigos científicos de que partem ou onde se inspiram, realçando que a ciência tem interesse em divulgar o conhecimento científico ao maior número de pessoas, pois não há nada mais eficaz para promover os avanços científicos do que a sua divulgação. 
Agradecemos a presença do Dr. António Piedade e o contributo que deu à nossa escola na promoção dessa divulgação científica!

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Encontro com Fernanda Santos


No passado dia 4 de maio recebemos a escritora Fernanda Santos que, em duas sessões, apresentou os seus livros de poesia e prosa às turmas do 6º ano e turmas do 10º e 11ºG
A autora motivou os alunos para a importância da leitura e da escrita, lendo excertos da sua obra e falando da sua vivência que, apesar das dificuldades da época da sua juventude, a não impediu de sonhar e despertar para essa atividade de escrita.
Agradecemos a disponibilidade da escritora e desejamos a continuação de um bom trabalho.


quarta-feira, 5 de abril de 2017

Encontro com Jorge Guimarães

Na passada segunda-feira, as turmas do 5º ano assistiram à apresentação do livro Samuel e o poço sem fundo pelo biólogo Jorge Guimarães, que ultimamente se tem dedicado à escrita de livros juvenis. Esses livros apresentam fábulas, com aventuras divertidas, que transmitem sempre valores importantes para a formação dos jovens. O autor realçou a importância da leitura que nos torna melhores alunos, melhores cidadãos e melhores pessoas.
O livro apresentado possibilita a discussão de temas como o impacto humano na biosfera, as catástrofes naturais, ou mesmo o altruísmo e a persistência.
Jorge Guimarães já tem outros livros publicados (Rafael, o Maior dos Animais; Zircão, o Rei do Pântano; Jonas, o Salvador da Espécie), que pretendem despertar a consciência ecológica e sempre educar para os valores. 

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Sessão sobre "Camões épico"


Os alunos das turmas do 9º ano tiveram hoje o privilégio de assistir a uma palestra proferida pelo Professor Doutor José Cardoso Bernardes sobre "Camões épico".
Com esta sessão, o nosso convidado transportou os alunos numa viagem pela vida e obra de Camões, salientando o seu contributo para a dignificação da língua portuguesa e para a sua disseminação pelo mundo.
Agradecemos, mais uma vez, ao Professor Doutor Cardoso Bernardes esta exposição tão motivadora que, como sempre, enriqueceu os conhecimentos dos nossos alunos! O nosso muito obrigado!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Encontro com Rui Bernardino

Hoje tivemos o prazer de receber na nossa escola Rui Bernardino, acompanhado da sua mulher Michelly, que veio apresentar o livro É possível, onde se relata o seu percurso de vida como portador de Ataxia de Friedreich. 
Podemos ler na contracapa do livro "Este livro é inspirador. Ele mostra que ser feliz só depende da nossa atitude, além de motivar todos os leitores a encontrarem o que de melhor têm para dar aos outros". Toda a nossa conversa com Rui Bernardino confirmou a veracidade destas palavras e foi uma verdadeira lição de vida para todos os presentes, alunos e professoras.
O nosso bem haja ao Rui pela partilha da sua experiência de vida cheia de obstáculos, mas também de superação, e pela força que nos incutiu!

A opinião de alguns alunos do 12º B:

"Por momentos deixámos de temer os infortúnios das nossas próprias vidas para, tão simplesmente, nos entregarmos uns aos outros e deixarmo-nos levar pelos sorrisos daqueles que, com força e coragem invencíveis, se tornam, docemente, memórias marcantes que vamos levar para a vida!"

"Com esta visita de uma pessoa diferente, adquiri vários valores não só pela força de vontade de Rui, mas também pela beleza do amor que Michelly tem por ele que, apesar de todas as adversidades, continua a lutar ao seu lado, apoiada pela filha, já bastante madura ainda que tenha apenas quatro aninhos."

"Na minha opinião, a palestra feita esta manhã foi muito enriquecedora. Poder conversar com alguém que lutou e continua a lutar contra esta doença deixou-me a pensar bastante. Saí de lá a sentir que, independentemente das circunstâncias, há sempre maneira de vermos o lado positivo da vida, especialmente se estivermos rodeados pelas pessoas certas (....)
Foi uma ótima experiência."

"Esta palestra foi, na minha opinião, bastante interessante e motivadora na medida em que me fez olhar para este tipo de doenças de uma forma diferente. Esta sessão mostrou-me que não devemos deixar que os nossos problemas, defeitos ou limitações nos impeçam de sermos felizes, pois a verdadeira felicidade e a alegria de viver residem na forma como encaramos esses obstáculos e nas pessoas que temos à nossa volta."


segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Encontro com o escritor e ilustrador Pedro Seromenho



Hoje recebemos o escritor e ilustrador Pedro Seromenho, que veio apresentar o seu novo livro, "A cidade que queria viver no campo", às turmas do 5º ano e do 6ºC. A sessão iniciou-se com a apresentação do autor, a leitura de um poema escrito por uma aluna e a ele dedicado, terminando com a leitura de um excerto do referido livro.
Em seguida, Pedro Seromenho falou um pouco de toda a sua obra, centrando-se fundamentalmente na "Cidade que queria viver no campo". Associando as inflexões de voz, aos gestos expressivos e ao tom poético e sonhador das suas leituras, captou a atenção dos alunos que, presos das suas palavras, ouviram em silêncio. Para além disto, a arte de desenhar de improviso, de forma rápida e cativante, provocou nos presentes surpresa e admiração. Assim, passou a mensagem intemporal de que "a verdadeira amizade consegue sobreviver ao espaço e ao tempo" em qualquer coração. 
Obrigada ao escritor pelos livros que nos vai legando e que guardamos também no nosso coração.

                                                                                  

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Encontro com o escritor e ilustrador Pedro Seromenho - 28 de novembro

Na próxima segunda-feira, dia 28 de novembro, teremos entre nós o escritor e ilustrador Pedro Seromenho, num encontro com as turmas do 5º ano e com a turma do 6ºC.
Vamos conhecer um pouco mais do autor?
Pedro Seromenho Rocha, de nacionalidade portuguesa, nasceu em 1975, na cidade de Salisbúria (Harare), República do Zimbabué.
Zimbabwe, quer dizer “Casa de Pedra “ e  é  limitada pela África do Sul a sul, pelo Botswana a sudoeste, pela Zâmbia a noroeste e por Moçambique a leste.
Com apenas dois anos de idade fixou-se em Tavira e mais tarde em Braga, onde atualmente reside.
Pedro Seromenho licenciou-se em Economia, mas dedica-se inteiramente a escrever e a ilustrar livros, sendo também cronista em diversos sites, revistas e jornais.
A sua primeira obra foi um livro de poesia intitulado “Rostos e risos”, editado em 2000.
“A nascente de tinta”, publicada em 2006, é a primeira aventura do Gonçalo que, ao receber um búzio com poderes mágicos oferecido pelo seu avô, entra num universo fantástico! É o início da escrita para um público juvenil. 
Em 2008, seguiu-se o  ”Reino do Silêncio” e em 2009 lançou o romance juvenil “900 –  História de Um Rei” que assinalou os 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques e está no Plano Nacional de Leitura.
Em 2010 publicou a obra infantil “A estrelinha pálida”.
Em janeiro de 2011, lançou a obra “Por que é que os animais não conduzem?” que sensibiliza as crianças para as regras de segurança rodoviária e para uma viagem… em segurança! Também está no Plano Nacional de Leitura.
Ainda em 2011, publicou o conjunto  recicloMANIA onde conhecemos 4 aventuras em torno do tema da reciclagem.
"As gravatas do meu pai" é um conto de 2014.
Desta vez, vamos conhecer a sua última obra,A cidade que queria viver no campo", publicada no passado dia 12 de novembro!
Na biblioteca escolar está a decorrer uma Feira do Livro deste autor e ilustrador.