Ciclo de Cinema "Mar Ponte/Mar Fronteira"

Numa iniciativa do Departamento de Ciências Sociais e Humanas e da Biblioteca EscolarCiclo de Cinema "Mar Ponte/Mar Fronteira" iniciou-se na passada sexta-feira, dia 16 de novembro, com a exibição do filme "Welcome", seguida de comentário pelo Dr. Carlos Nolasco e posterior debate. 
Esta data foi significativamente escolhida, uma vez que nela se celebram duas efemérides, Dia Mundial do Mar e Dia Internacional da Tolerância, que se relacionam com a temática do filme.
"Welcome" traz até nós a história de Bilal, um jovem curdo de 17 anos, que viaja clandestinamente desde a sua terra natal, atravessando a Europa, com a intenção de chegar a Inglaterra e reencontrar a namorada. Mas Bilal fica retido em Calais pela enorme fronteira de água que é o Canal da Mancha, decidindo então aprender a nadar para atravessá-lo...
O Dr. Carlos Nolasco, sociólogo e investigador do CES, enriqueceu a visualização do filme com o seu comentário, falando das várias "fronteiras" presentes na história e enfatizando este drama da migração clandestina, as restrições legais, a indiferança, a falta de solidariedade ... despertando assim o espírito crítico dos nossos alunos.
Agradecemos ao Dr. Carlos Nolasco o ter aceite o nosso convite e a sua acutilante e interessante comunicação. Muito obrigada!






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE