Prémio Nobel da Paz


O Prémio Nobel da Paz foi atribuído na sexta-feira à ativista paquistanesa Malala e ao indiano Kailash Satyarthi. O prémio foi atribuído aos dois ativistas, um hindu e uma muçulmana, um indiano e uma paquistanesa, que se juntam numa luta comum pela educação e contra o extremismo "pela sua luta contra a repressão de crianças e jovens e pelo direito de todas as crianças à educação", segundo o comité.
Malala Yousufzai foi galardoada, em 2013, com o prémio Sakharov, atribuído pelo Parlamento Europeu. Torna-se agora, aos 17 anos, a mais jovem vencedora do Prémio Nobel.
Em 2012, Malala foi alvo de um atentado por um grupo de taliban que controlava a região paquistanesa onde vivia, sobreviveu e tornou-se uma das vozes mais ouvidas na área dos direitos das crianças à educação. Entre as muitas ações em que participou, sublinha-se o discurso da jovem na sede da ONU em Nova Iorque, em que apelou à tolerância e compreensão entre os povos.
O dia 12 de Julho, data do seu aniversário, foi baptizado pela ONU como o “Dia de Malala”. Há um ano foi publicada a sua biografia, Eu, Malala, da autoria da jornalista britânica Christina Lamb, que podem encontrar na biblioteca da nossa escola.
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Concurso de Leitura Expressiva 2024

Vencedores do Concurso de Leitura Expressiva 2024