Dia Europeu da Internet Segura

Ligados ou viciados?
“As novas tecnologias abrem-nos um mundo de possibilidades, mas também podem criar uma dependência perigosa, segundo os especialistas.”
Na semana em que se comemora o Dia Europeu da Internet Segura (5 de fevereiro), com o lema “Liga-te, mas com respeitinho”, a revista Super Interessante nº178 (fevereiro 2013) traz um artigo intitulado “Ligados ou viciados?” onde aponta vantagens mas também algumas críticas à utilização excessiva das tecnologias, nomeadamente da Internet e das redes sociais. Pretende-se orientar o leitor no reconhecimento dos sinais desta toxicodependência e formas de a vencer.
As vantagens são várias, no entanto, a utilização excessiva pode “causar depressão, pânico, comportamentos obsessivo-compulsivos e, em casos mais graves, episódios psicóticos. Estudos comprovam que tempo excessivo passado diante do computador provoca, nas crianças e jovens, dificuldade de se concentrarem e de comunicar".

Podem encontrar a revista na biblioteca da escola. Não se esqueçam de consultar também o site Internet Segura. E lembrem-se, "liguem-se, mas com respeitinho"!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE