Concurso "Parlamento dos Jovens 2008/2009"






















No âmbito da 1ª Fase do Concurso "Parlamento dos Jovens 2008/2009", a que a nossa escola aderiu, realizou-se, no dia 15/01/09, o debate entre as listas candidatas, moderado pelo professor José Vieira Lourenço.
Os candidatos a deputados defenderam as medidas propostas na respectiva lista que vão ao encontro do tema do referido Concurso "Participação Cívica dos Jovens".
Na sequência deste debate realizaram-se as eleições que elegeram os deputados à Sessão Escolar que ocorreu no dia 21 de Janeiro. Nesta Sessão foram eleitos deputados à Sessão Distrital:


  • Gustavo Alexandre Rodrigues Monteiro - 10º ano, turma G


  • Ana Luísa Rocha Bernardino - 12º ano, turma I


  • António Miguel da Fonseca Monteiro Arnaut - 12º ano, turma I

Suplente:

  • Inês de Melo e Silva Gomes - 12º ano, Turma I


Todos os intervenientes neste Concurso estão de parabéns pelo empenho demonstrado. Aos deputados eleitos para a Sessão Distrital desejamos os maiores sucessos.
    

As medidas propostas por estes deputados à Sessão Distrital, que se realizará no dia 17 de Março, são as seguintes:


1. Com o intuito de dar a conhecer aos jovens a organização do Estado e da Administração Pública - tanto a nível dos organismos nacionais como a nível da União Europeia - propomos a substituição da disciplina de Formação Cívica por uma disciplina denominada “Cidadania e Política”. Esta disciplina daria a conhecer aos jovens, entre outras matérias, os deveres e dos direitos dos cidadãos, desenvolvendo o seu espírito crítico, defendendo as suas ideias e analisando diversos argumentos, em debates realizados nas aulas. Esta disciplina ensiná-los-ia, igualmente, a dirigir-se a entidades administrativas, políticas ou judiciais, tais como Tribunais, Conservatórias, Cartórios e Repartições de Finanças.


2. Uma vez que a cidadania europeia é complemento da cidadania do país, pretendemos que haja um contacto directo com outras culturas através de um programa que promova o diálogo intercultural no âmbito dos valores da União Europeia de tolerância e respeito mútuo. Consideramos que a obtenção de experiências relativas a outras realidades proporcionaria aos alunos uma melhor formação cívica e intelectual, assim como uma participação mais activa na cidadania europeia. É importante referir que, nos dezoito dias passados numa escola da U.E., todos os alunos aprenderiam conteúdos relacionados com a estrutura orgânica das instituições governativas da União Europeia, ao mesmo tempo que contactavam directamente com a cultura do país, compreendendo, assim, a interacção entre os órgãos governativos do Estado-membro e a U.E.


3. Consideramos também pertinente a criação de uma “Câmara Municipal dos Jovens”, proporcionando aos mesmos um espaço onde poderiam apresentar e discutir as suas ideias, minimizando, deste modo, o seu afastamento da política, decorrente do desacordo com as medidas que têm vindo a ser tomadas, que não traduzem os seus anseios nem mesmo as suas necessidades. Desta forma, os jovens teriam um espaço onde poderiam discutir e apresentar medidas, posteriormente votadas pela sua Câmara Municipal. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE