Centenário da República

A abertura oficial das comemorações do Centenário da República decorre no Porto neste fim-de-semana, dias 30 e 31 de Janeiro. O programa dirige-se a todas as faixas etárias e inclui concertos, teatro, exposições e outras iniciativas que irão percorrer toda a cidade.

No dia 31 de Janeiro de 1891 a cidade do Porto assistiu a um levantamento militar contra as cedências do Governo ao ultimato britânico de 1890 por causa do Mapa Cor-de-Rosa, que pretendia ligar, por terra, Angola a Moçambique. A revolta, liderada por capitão Amaral Leitão, alferes Rodolfo Malheiro, tenente Coelho e por outras figuras intelectuais da época (Alves da Veiga, Basílio Teles, João Chagas, Paz dos Reis, Sampaio Bruno e Verdial Cardoso), foi a primeira tentativa de implantação do regime republicano em Portugal. Os revoltosos foram parados por um poderoso ataque da Guarda Municipal que matou indistintamente militares revoltosos e simpatizantes civis.
Em memória desta revolta, logo que a República foi implantada em Portugal, a então designada Rua de Santo António foi rebaptizada para Rua de 31 de Janeiro.

Sites a consultar
http://www.centenariorepublica.pt/
http://www.centenariorepublica.pt/escolas

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE