Morreu o escritor João Aguiar

O escritor João Aguiar morreu no passado dia 3 de Junho, em Lisboa, vítima de cancro, aos 66 anos.
João Casimiro Namorado de Aguiar nasceu a 28 de Outubro de 1943 e viveu a infância entre Lisboa – a sua cidade-natal – e a Beira, em Moçambique. Licenciou-se em Jornalismo pela Universidade Livre de Bruxelas e iniciou-se na RTP, em 1963, trabalhando mais tarde em vários jornais. No entanto, só depois dos 40 anos publicou o primeiro romance, “A Voz dos Deuses”, uma ficção histórica centrada na figura de Viriato.
Seguiram-se duas dezenas de romances que o levaram a estudar a história mais remota de Portugal. Viajou para Macau com a ficção para escrever “Os Comedores de Pérolas” e “O Dragão de Fumo”.
Para o público mais jovem, João Aguiar criou duas séries: “Sebastião e os Mundos Secretos” e o “Bando dos Quatro”, no qual ele próprio figura na personagem do Tio João.
O último livro foi publicado em 2008, com o título “O Priorado do Cifrão”. Estava agora a preparar um livro sobre a revolta popular de 1383,que levou o Mestre de Avis, futuro D. João I, ao trono, obra que não chegou a ser concluída.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE