Gagarin - O primeiro homem no Espaço



Yuri Alekseievitch Gagarin foi um cosmonauta soviético e o primeiro homem a viajar pelo espaço em 12 de Abril de 1961. Esta exposição fotográfica comemora o 50º Aniversário da Viagem ao Espaço realizada por Gagarin.
A exposição mostra fotografias cedidas pelo professor Alexandr Ioffe, do Conservatório de Música de Coimbra, que contou com o apoio da Embaixada da Federação da Rússia.

Em 1960, Gagarin foi um dos 20 pilotos seleccionados, após difíceis processos de selecção física e psicológica, para o programa espacial soviético, e acabou por ser escolhido para ser o primeiro a ir ao espaço. Em 1961, Yuri Gagarin tornou-se o primeiro ser humano a ir ao espaço, a bordo da nave Vostok 1, na qual deu uma volta completa em órbita ao redor do planeta e proferiu a famosa frase “A Terra é azul”. Esteve em órbita durante 108 minutos.
Após o feito, Gagarin tornou-se uma celebridade soviética e mundial e passou a viajar pelo mundo promovendo a tecnologia espacial do seu país e sendo recebido como herói por onde passava.  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE