Personificação de uma pintura



A comunidade escolar teve hoje oportunidade de observar e admirar a exposição de trabalhos de Desenho A da turma do 11º F realizados sob a orientação da professora Sílvia Almeida.
Foi uma exposição diferente que a todos surpreendeu pela sua originalidade. Parabéns a alunos e professora!

A professora Sílvia Almeida explica o processo criativo:
"Pediu-se aos alunos que escolhessem um clássico da pintura para recriar fotograficamente, personificando o personagem representado.
O exercício que servia de pretexto para o estudo de um pintor, de um movimento e de uma obra específica, proporcionou uma diferente abordagem à obra pictórica a partir da sua estrutura e organização dos elementos espaciais, lumínicos, cromáticos e compositivos.
O meio expressivo abordado vai para além da fotografia: é foto performace, um privilegiado formato contemporâneo. O aluno é levado a cumprir com o próprio corpo alguns dos papéis clássicos da arte plástica: o de autor (fotógrafo, no caso), o de modelo e o de performer.
Neste caso, o exercício extravasou o pretendido quando, ao ser desenvolvido a par do espaço da aula, levou à participação das famílias que colaboraram na sua execução".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE