Prémio Leya 2014


O Meu Irmão, de Afonso Reis Cabral, é o romance vencedor do Prémio LeYa 2014, escolhido entre 361 originais, de autores de 14 países. O anúncio foi feito hoje por Manuel Alegre, presidente do júri, que adiantou que o autor tem 24 anos e é descendente do escritor José Maria Eça de Queiroz, autor de Os Maias.
Na sessão de anúncio, Manuel Alegre disse que o livro «trata de um tema delicado que podia suscitar uma visão sentimental vulgar: a relação entre dois irmãos, um deles com Síndroma de Down».
O júri salientou que a realidade foi «trabalhada de uma forma objetiva e com a violência que estas situações humanas podem desenvolver» e que o romance faz «um retrato social que evita tomadas de decisão fáceis, obrigando a um investimento numa leitura que nos confronta com a dificuldade de um mundo impiedoso».
Afonso Reis Cabral nasceu em Lisboa, cresceu e estudou no Porto até ao ensino secundário. Em 2005 publicou o livro de poemas Condensação, escrito entre os 10 e os 15 anos. Escreve desde os 9 anos, começou na poesia e depois experimentou a prosa. Em 2008 ficou em 8º lugar no 7th European Student Competition in Ancient Greek Language and Literature entre 3532 concorrentes de 551 escolas europeias e mexicanas, tendo sido o único português a concorrer.
Atualmente a trabalhar na editora Alethêia, o vencedor é licenciado em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Universidade Nova de Lisboa, onde fez também um mestrado de Estudos Portugueses. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Concurso de Leitura Expressiva 2024

Vencedores do Concurso de Leitura Expressiva 2024