Prémio Nobel da Literatura 2016

Bob Dylan é o imprevisível e polémico vencedor do Prémio Nobel da Literatura de 2016. É caso para dizer: “os tempos estão a mudar”.
O prémio maior da literatura, anunciado no dia 13 de outubro pela Academia sueca, é atribuído, pela primeira vez, a um músico “por ter criado novas expressões poéticas no quadro da grande tradição da música norte-americana”. Um dos seus álbuns, Blonde on Blonde, de 1966, é considerado “um exemplo extraordinário da sua forma brilhante de rimar e do seu pensamento pictórico”.
Bob Dylan é o nome artístico de Robert Allen Zimmerman, compositor, cantor, pintor, ator e escritor norte-americano nascido a 24 de maio de 1941 no estado de Minnesota.
Neto de imigrantes judeus russos, Dylan escreveu os seus primeiros poemas aos 10 anos e, ainda adolescente, aprendeu piano e guitarra sozinho.
Em 2004, foi eleito pela revista Rolling Stone o sétimo maior cantor de todos os tempos e, pela mesma revista, o segundo melhor artista de música de todos os tempos, ficando atrás somente dos Beatles.
Em 2012, Dylan foi condecorado com a Medalha da Liberdade pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. 
Sucede à bielorussa Svetlana Alexievitch, laureada com o Nobel da Literatura, em 2015.
Crónicas - Volume I e Tarântula são duas das suas obras, de “leitura essencial para quem goste de boa literatura.(www. wook.pt)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Concurso de Leitura Expressiva 2024

Vencedores do Concurso de Leitura Expressiva 2024