Programa "Cientificamente Provável" | Palestra para o 11.º ano


No âmbito do Programa "Cientificamente Provável", de que resultou o apadrinhamento da biblioteca da nossa escola pela Unidade de Investigação e Desenvolvimento "Química-Física Molecular" da Universidade de Coimbradecorreu, no dia 9 de janeiro, uma palestra dirigida aos alunos de 11.º ano. O tema abordado foi “Diagnóstico Precoce do Cancro” e, dentro desta área, foi-nos apresentado o potencial de diagnóstico da “Espectroscopia Vibracional”. Foram apresentadas diferentes técnicas imagiológicas e a sua aplicabilidade na diagnose oncológica, frisando sobretudo uma técnica ainda em desenvolvimento que permite ir além da imagem e identificar células e o seu potencial saudável ou oncológico - a espectrometria vibracional, usando apenas luz para “agitar o sistema” e conseguir obter informações sobre o conteúdo bioquímico das células para proceder à sua classificação.

Fomos prendados com uma oradora brilhante, a Professora Doutora Inês Santos, capaz de usar uma linguagem simples e acessível sem perder o rigor científico esperado, dada a complexidade do tema. 

Os alunos tiveram um comportamento exemplar e o tipo de questões colocadas revelou o quanto acharam a palestra interessante e motivadora!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE