Programa "Cientificamente Provável" | Palestra para o 11.º ano


O Programa "Cientificamente Provável", de que resultou o apadrinhamento da biblioteca da nossa escola pela Unidade de Investigação e Desenvolvimento "Química-Física Molecular" da Universidade de Coimbra, está no seu segundo ano de execução. Neste âmbito, a Professora Doutora Inês Santos dinamizou a Palestra "Diagnóstico precoce do cancro: O contributo da espectroscopia vibracional", dirigida aos alunos do 11.º A, B e C.



"Na passada segunda feira, dia 11 de novembro, os alunos do 11º ano da área de ciências juntaram-se, no pequeno auditório do Conservatório, para assistir a uma palestra, no âmbito do projeto "Cientificamente provável". 
A  Doutora Inês Santos, da unidade de Química e Física Molecular da Universidade de Coimbra, trouxe-nos o tema "Diagnóstico precoce do cancro - contributo da espectroscopia vibracional"  .
Nós, alunos, tivemos a oportunidade de rever conceitos aprendidos no decorrer das aulas de Biologia, sobre o que é o cancro e como este se desenvolve e perceber a importância dos rastreios e do diagnóstico,  o mais precoce possível, para aumentar a taxa de sobrevivência de quem tem a doença.
Por fim, a Doutora Inês apresentou-nos o trabalho que tem vindo a desenvolver, junto com  a sua equipa, baseado na técnica de espectroscopia de Raman e  como esta poderá ser aplicada no diagnóstico e até mesmo em algumas formas de tratamento do cancro.
Os alunos e os professores presentes colocaram algumas  questões que contribuíram para o esclarecimento de dúvidas e para a melhor  compreensão do tema.
Ficamos a aguardar a possibilidade de, em breve, visitarmos os laboratórios da unidade para  podermos ter contacto com o trabalho que os investigadores ali realizam."
Inês Sousa (aluna do 11.º C)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE