Rui Pato protagoniza o Dia Mundial da Filosofia na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores

O Grupo Disciplinar de Filosofia escolheu o tema “Música e Revolução” para comemorar o Dia Mundial da Filosofia, em 17 de novembro. A concretização do tema passou por uma conversa com Rui Pato, o grande acompanhador de Zeca Afonso, intercalada com música e canções do Grupo Fadvocal, bem como do cantor António Dinis, do violinista Manuel Rocha e do guitarrista Paulo Larguesa. Esta sessão-espetáculo revelou-se muito eficaz na comunicação do papel da música de intervenção na consciencialização individual e coletiva de caráter político e de luta pelas liberdades. Uma plateia de 360 alunos e alunas, nascidos na sociedade livre e pacífica consequente da Revolução de Abril, entusiasmaram-se com as histórias vividas de Rui Pato, muitas delas à volta das canções de intervenção que protagonizou com Zeca Afonso e Adriano Correia de Oliveira, entre outros. Amaro Jorge, elemento do Fadvocal, interpretou uma canção de sua autoria nascida da sua vivência da crise académica de 1969, mostrando o sentido de luta e as dificuldades dos estudantes universitários face a um regime predatório da liberdade de expressão. No vídeo inaugural da sessão, duas alunas e um aluno do curso de dança do 10.º ano concretizaram uma coreografia pessoal da emblemática canção Pedra Filosofal pela voz e música de Manuel Freire sobre o poema homónimo de António Gedeão.

Paulo Larguesa, em viola, dedicou a Rui Pato uma rapsódia de temas e arranjos do homenageado, no que constituiu um dos momentos altos do evento, sendo o outro a grande comoção de cantar em conjunto, músicos e público, a Queima das Fitas e a Grândola, vila morena.

No átrio da Escola está patente uma exposição com retratos e caricaturas de grandes músicos de intervenção portugueses, como Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Sérgio Godinho ou José Mário Branco, da autoria de alunos do 10.º ano de artes, e com cartazes de poemas, letras e pautas dessas mesmas canções, selecionados pelos alunos de Filosofia dos 10.º e 11.º anos, visitável até o próximo dia 21.

Sendo a Filosofia o exercício da liberdade do pensamento crítico e o da atenção às “coisas do mundo”, pretendeu o Grupo de Filosofia da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores celebrá-la de uma forma original, abrangente e cativante neste seu Dia Mundial, para vincar a sua grande importância e relevância.

O Grupo Disciplinar de Filosofia 











Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE