Palestra no âmbito do Projeto Cientificamente Provável

 



Na última sessão deste ano do projeto “ cientificamente provável”, na nossa escola, que envolve a Biblioteca, o Grupo de Biologia e a Universidade, falou -se de medicamentos para o cancro.

Mais uma vez contamos com a presença de investigadoras do Departamento de Química- Unidade de Quimica&Física molecular da Universidade de Coimbra, desta feita, as Dras., Ana Lúcia e Joana Marques.

Estiveram presentes nesta Sessão do dia 26 de maio, alunos das turmas do 12ºC, 11º A e 11ºI.

Foram abordados aspectos relacionados com a prevenção e o tratamento do cancro, colocando em destaque o papel das substâncias químicas como os antioxidantes, na quimioprevenção, e dos fármacos na quimioterapia.

No que respeita aos fármacos, foram dadas a conhecer as etapas de desenvolvimento de um medicamento, desde o pró-fármaco até à obtenção de um medicamento que atue onde é necessário e de forma eficaz. Para se ter uma noção da complexidade e morosidade deste processo, foi dito que, por cada 10.000 novos fármacos, apenas 1 chegará a ser comercializado.

Existem múltiplos tipos de fármacos anticancerígenos desde agentes metálicos como a cisplatina, a antibióticos tumorais.

Mais recentes são as terapias biológicas: endócrinas, imunológicas e génicas.

Todas as terapias e medicamentos apresentam algumas desvantagens e efeitos secundários sistémicos pelo que o caminho para a cura dos diversos tipos de cancro ainda se prevê longo, no entanto, os progressos têm sido evidentes e promissores.

A professora de Biologia do 12º C

Beatriz Ladeiro


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE