Semana da Leitura - Dia Mundial da Poesia - Premiados no concurso concelhio "Há poesia na escola"


No Dia Mundial da Poesia, damos a conhecer os resultados da fase concelhia do Concurso Concelhio de Poesia "Há Poesia na Escola". Na nossa escola estão de parabéns as alunas:
- Júlia Rodrigues - 12.º ano pelo 1.º lugar no 4.º ESCALÃO | ESCOLAS SECUNDÁRIAS;

- Dádiva Geraldes - 9.º ano pelo 2º lugar no 3.º ESCALÃO | ESCOLAS DO 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

A lista dos vencedores nos diferentes escalões é a seguinte:

2.º ESCALÃO | ESCOLAS DO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
1.º lugar
João Manuel Fialho
EB2,3 Inês de Castro – 5.º ano
Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste

2.º lugar
Beatriz Teixeira
EB2,3 Alice Gouveia - 6.º ano
Agrupamento de Escolas Coimbra Sul

3.º lugar
Gustavo China Gonçalves
EB2,3 Alice Gouveia - 5.º ano
Agrupamento de Escolas Coimbra Sul

3.º ESCALÃO | ESCOLAS DO 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
1.º lugar
Laura Ribeiro
EB2,3 Eugénio de Castro – 9.º ano
Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro

2.º lugar
Dádiva Geraldes - 9.º ano
Escola Básica e Secundária Quinta das Flores

3.º lugar
Lucas Fernandes
Centro Educativo dos Olivais – EFA
Agrupamento de Escolas Martim de Freitas
 

4.º ESCALÃO | ESCOLAS SECUNDÁRIAS
1.º lugar
Júlia Rodrigues - 12.º ano
Escola Básica e Secundária Quinta das Flores

2.º lugar
Nina Carvalho - 11.º ano
Escola Secundária Infanta D. Maria

3.º lugar
Bernardo Teixeira de Lima - 12.º ano
Escola Secundária Infanta D. Maria

A Biblioteca Escolar saúda todos os concorrentes pela sua participação e empenho neste concurso que envolve váras escolas da Rede de Bibliotecas de Coimbra. O importante é participar e continuar a escrever e a ler poesia! E há, sem dúvida, poesia na escola!
Felicitamos de um modo muito especial as alunas da nossa escola Júlia Rodrigues e Dádiva Geraldes e publicamos aqui os seus poemas: 

Muitos parabéns!

1.º lugar - Ensino Secundário


Abril em mim

 

Ó Liberdade!

Musa de abril que despreza o Destino.

És Primavera pintada de azul, branco e vermelho…

Vermelho de eritrócitos, de semáforos, de morangos e de guerras,

Vermelho de fraternidade, e de revolução, e de ondas

Que se erguem em desafio contra os rochedos ásperos.

Oh ninfa perdida dos grandes revolucionários, porque te escondes na bruma?

 

Liberta-me, oh Liberdade!

Invoco, peço, suplico!

Liberta-me destas convenções vãs,

Liberta-me das coisas inventadas, programadas e mesquinhas.

Liberta-me de tudo o que é supérfluo, doloroso e opressor,

Liberta-me de metas, calendários e sutiãs.

Liberta-me de todas essas regras: de viver, sentir, pensar e de ser!

De Ser, meu deus, de Ser!

Liberta-me de tudo isso,

Liberta-me e deixa-me nua: bela verdadeira.

Faz-me folha em branco,

Sagra-me cravo do jardim suave dessa infância impossível.

Liberta-me e torna-me só eu,

Inevitavelmente eu, apenas eu!

Liberta-me e torna-me só Essência

Trespassa-me com a Verdade e termina a derradeira espera.

Sentada sobre cacos de barro,

Serei, por fim, etéreo Pássaro de Fogo!

 

Ó Liberdade!

Ó cravo de vermelho impossível,

Crava em mim tuas garras,

Desfaz-me destas mentiras!

 

Liberta-me!

E deixa-me simplesmente

O nada que nunca fui.

 

Júlia Rodrigues

12.º ano

EBS Quinta das Flores


2.º lugar - 3º ciclo 

Renascer da Liberdade

Em abril, um mar de esperança surgiu

Em Portugal, a liberdade assim sorriu

Em Lisboa, a revolução começou

E o povo unido assim lutou

 

A liberdade doce e bela

Um sentimento que nos revela

É ser dono do próprio pensamento

Da própria voz e do próprio sentimento

 

A liberdade é uma flor

Que desabrocha com esplendor

É respeitar e ser respeitado

É amar e ser amado

 

É o oceano, imenso e profundo

Sem medo de bater no fundo

É a montanha que desafia a gravidade

Onde se escala e se aprende a verdade

 

Que a liberdade seja sempre celebrada

E jamais seja aprisionada

Pois é onde encontramos a verdade

A essência da vida e a felicidade

 

Dádiva Geraldes

9.º ano

EBS Quinta das Flores






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE