3.ª Conferência do Plano Nacional de Cinema | Entre Espaços : a Escola e o Cinema


"O cinema é uma janela para pensar o mundo
Catarina Mourão (cineasta de documentário)


No passado dia 17 de novembro, a equipa do Plano Nacional de Cinema da escola esteve presente na 3.ª Conferência do PNC, que decorreu na Cinemateca Portuguesa.


A sessão de abertura da Conferência teve a intervenção dos Diretores da Cinemateca e do ICA, da Coordenadora do PNC, Elsa Mendes, do Diretor da DGE, do Secretário de Estado da Educação, João Costa, e da Secretária de Estado da Cultura. 


O 1.º Painel "O Cinema: convite à criação do mundo", moderado pelo crítico de cinema Carlos Natálio, fez uma incursão na relação que existe entre o cinema e o seu ensino, já que três dos elementos da mesa (João Mário Grilo, Catarina Mourão e Pedro Sena Nunes) são realizadores e professores de cinema.

O 2.º Painel "C2 - Cinema é no Cinema: experiências de formação cinematográfica", moderado pela Coordenadora do PNC, centrou-se na apresentação de alguns projetos escolares centrados no cinema, nomeadamente o projeto "Olhar pela lente", apresentado por Pedro Alves, com o intuito de, pelo cinema, combater o insucesso e o abandono escolar, promovendo a autonomia, o espírito de grupo e a responsabilidade dos alunos envolvidos.
Da parte da tarde, houve uma sessão dupla de cinema com os filmes "O Vento Levar-nos-á" do iraniano Abbas Kiarostami (1999) e "O Santo dos Pobrezinhos" de Roberto Rossellini (1950).



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE