Dia Mundial do Livro


O Dia Mundial do Livro comemora-se, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril para prestar tributo aos grandes autores da Literatura Mundial que nasceram ou morreram neste dia. É o caso de William Shakespeare e Miguel de Cervantes, falecidos em 23 de Abril de 1616 ou de Vladimir Nabokov, nascido a 23 de Abril de 1899.


A ideia de celebrar este dia surgiu na Catalunha onde, segundo uma velha tradição, no dia 23 de Abril, dia de São Jorge, os cavaleiros ofereciam uma rosa vermelha às suas damas, recebendo em troca um livro.


Nesta data celebra-se também o Direito de Autor, um direito que é reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos do Homem (art. 27º) e pela Constituição da República Portuguesa (art. 42º).



Na nossa biblioteca vamos também comemorar esta data através do Concurso "Rostos à procura de Livros": serão apresentados os rostos de 10 escritores, acompanhados de pequenos textos, devendo os concorrentes identificar os respectivos autores e o título de, pelo menos, uma das suas obras. A partir de 23 de Abril terão uma semana para preencher os boletins de resposta. No final, sortearemos um prémio entre as respostas certas.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE