Florbela Espanca
















A Biblioteca não quis deixar de assinalar o aniversário do nascimento de Florbela Espanca com uma pequena exposição.
Florbela Espanca nasceu em Vila Viçosa, em 1894. Era filha de Antónia da Conceição Lobo, empregada de João Maria Espanca, que não a reconheceu como filha; porém, com a morte de Antónia em 1908, João e sua mulher Maria Espanca criaram a menina; o pai só reconheceria a paternidade muitos anos após a morte de Florbela.
Florbela concluiu um curso de Letras em 1917, inscrevendo-se a seguir no curso de Direito, sendo a primeira mulher a frequentar este curso na Universidade de Lisboa.
Em 1919 publica o Livro de Mágoas. É nessa época que Florbela começa a apresentar sintomas mais sérios de desequilíbrio mental. O Livro de Soror Saudade é publicado em 1923.

A morte do irmão, Apeles (num acidente de avião), abala-a gravemente e inspira-a para a escrita de As Máscaras do Destino.
Tentou o suicídio por duas vezes em Outubro e Novembro de 1930, na véspera da publicação de sua obra-prima, Charneca em Flor. Após o diagnóstico de um edema pulmonar, suicida-se no dia do seu aniversário, 8 de Dezembro de 1930.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE