Intercâmbio Cultural com Miranda do Douro





No dia 27 de Fevereiro iniciámos o intercâmbio com a Escola Secundária e a Câmara Municipal de Miranda do Douro. Assim, recebemos uma turma do 10º Ano de Língua e Cultura mirandesas, acompanhada dos professores Duarte Martins e José Alberto Cordeiro.
A Sessão começou com as boas-vindas do Presidente do Conselho Exacutivo que chamou a atenção para a importância deste tipo de actividades.
Seguiu-se a palestra proferida pelo professor Duarte Martins que, depois de falar da origem e evolução da Língua Mirandesa, dinamizou um diálogo com a assistência recheado de histórias populares em Mirandês. Em seguida, foi visualizado um excerto de um filme sobre a Terra de Miranda, a que se seguiram dois diálogos, bem divertidos, também em Mirandês, dramatizados por alguns alunos.
Os alunos de Oficina de Teatro do 9º Ano da nossa escola apresentaram, por sua vez, a dramatização do conto "A maior flor do mundo", de José Saramago.
A seguir ao almoço, a equipa da biblioteca e os visitantes realizaram uma visita pela cidade de Coimbra, guiada pela nossa colega Bela Ferreira, professora de História.
Todos consideraram esta actividade muito enriquecedora pois alargou os conhecimentos sobre o nosso património colectivo.
Até para o ano, em Miranda do Douro!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE