Parlamento dos Jovens 2009


Nos dias vinte e cinco e vinte e seis de Maio último realizou-se mais uma edição do Parlamento dos Jovens subordinada ao tema: “Participação Cívica dos Jovens”. A participação de mais de cem estudantes do Ensino Secundário, de escolas dos vários distritos de Portugal continental, dos Açores, da Madeira e da Escola Portuguesa de Macau demonstra bem o interesse dos jovens para esta problemática, que é a participação activa dos jovens na política.
A actividade começou com a chegada dos estudantes à porta da “Casa da Democracia”. Aqueles que vinham na qualidade de jornalistas foram encaminhados por uma porta lateral da Assembleia da República, enquanto que aqueles que vinham na qualidade de deputados entraram pela porta principal e foram encaminhados para as comissões, previamente formadas.
O Dia ficou assinalado pela apresentação e debate dos “Projectos de Recomendação” dos vários círculos eleitorais nas Comissões.
Coimbra esteve representada na comissão número dois, pelos deputados Ana Lídia Pereira, André Pereira, Pedro Coelho, Henrique Jorge, Francisca Cordeiro e pelo seu Porta-Voz José Simões. Este começou por apresentar o projecto de que estava incumbido, seguido pelos porta-vozes de Braga, Açores e Beja. Como moderadores estiveram os deputados da Assembleia da República - Rita Neves (PS), Nuno Magalhães (CDS-PP).
Coimbra marcou também presença na Comissão número um com os deputados Gustavo Monteiro e Ana Luísa Bernardino e na Mesa da Sessão Plenária pelo vice-presidente António Miguel Arnaut.
No dia vinte e cinco os trabalhos desenvolveram-se em quatro comissões, nas quais foram debatidos na especialidade os Projectos de Recomendação aprovados nas Sessões Distritais e Regionais dos diversos círculos eleitorais, projectos estes que traduzem a participação cívica de milhares de estudantes, de todo o país, que ao longo das três fases do “Concurso Parlamento dos Jovens 2009” tiveram oportunidade de dar o seu contributo, para o enriquecimento da cidadania nacional.
O resultado dos trabalhos das Comissões traduziu-se na aprovação de um conjunto de medidas a levar a debate na Sessão Plenária.
Os trabalhos das Comissões foram orientados pelos Deputados da Assembleia da República:
1ª Comissão – Jacinto Serrão (PS) e José Luís Ferreira (PEV)
2ª Comissão – Nuno Magalhães (CDS-PP) e Rita Neves (PS)
3ª Comissão – Miguel Tiago (PCP) e Magda Borges (PSD)
4ª Comissão – Fernando Antunes (PSD) e Ana Drago (BE)







Das medidas dos Projectos de Recomendação apresentadas na Comissão número dois, a Delegação de Coimbra e a dos Açores conseguiram ver eleitas, por vinte e seis votos a favor, cinco contra e uma abstenção, a segunda medida e a primeira dos respectivos projectos, para levar ao Senado.
Outras medidas também eleitas na Comissão número dois resultaram da fusão da quarta medida do projecto dos Açores, com a quarta medida do projecto de Beja, com a quarta medida do projecto de Setúbal e a segunda do projecto de Braga, com Zero votos contra, seis abstenções e vinte e seis a favor.
Surgiu uma outra medida, que foi estruturada por todas as comissões, que se reportava à participação dos jovens na politica, a qual foi eleita por vinte e dois votos a favor, cinco contra e quatro abstenções.
Iniciou-se o debate plenário sobre a Recomendação à Assembleia da República que versou a “Participação Cívica dos Jovens”, o qual foi concluído da parte da tarde com a votação final global da Recomendação.
Após a eleição da Recomendação, o Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, o deputado António José Seguro, deu os trabalhos por terminados e encerrou a Sessão.

Jornalista da Escola Secundaria Quinta das Flores:
José Francisco de Medeiros Marques


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE