Prémio José Saramago 2009


"As três vidas", de João Tordo, venceu o Prémio Literário José Saramago, atribuído pela Fundação Círculo de Leitores. O prémio foi entregue no passado dia 18 de Outubro, em Penafiel, na presença do próprio Saramago.
Este prémio literário, com periodicidade bienal, que tem distinguido jovens escritores portugueses até aos 35 anos, passará a ser atribuído, já a partir do próximo ano, alternadamente entre Portugal e Espanha. Portugal continuará a acolher as edições correspondentes aos anos ímpares, enquanto Espanha atribui o prémio em anos pares, já a partir de 2010.

João Tordo nasceu em Lisboa em 1975 num ambiente artístico. É filho do cantor Fernando Tordo e de Isabel Branco, ligada ao cinema e mais tarde à moda. Em 2004, publicou o seu primeiro romance, "Os Homens sem Luz", a que se seguiu, em 2007, "Hotel Memória". Foi vencedor, em 2001, do prémio Jovens Criadores.
"As três vidas" é o terceiro romance de João Tordo e conta a história de um homem inocente caído num enredo de acontecimentos mundiais que se cruzam por uma quinta nos arredores de Santiago do Cacém.

As edições anteriores do prémio contemplaram:

Paulo José Miranda (1999 - "Natureza Morta")
José Luís Peixoto (2001 - "Nenhum Olhar") - existente na nossa BE
Adriana Lisboa (2003 - "Sinfonia em Branco") - existente na nossa BE
Gonçalo M. Tavares (2005 - "Jerusalém")
valter hugo mãe (2007 - "O remorso de baltasar serapião").
Podem também encontrar na nossa BE o romance vencedor deste ano "As três vidas", de João Tordo.

Boas leituras!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE