Prémio José Saramago 2009


Este prémio literário, com periodicidade bienal, que tem distinguido jovens escritores portugueses até aos 35 anos, passará a ser atribuído, já a partir do próximo ano, alternadamente entre Portugal e Espanha. Portugal continuará a acolher as edições correspondentes aos anos ímpares, enquanto Espanha atribui o prémio em anos pares, já a partir de 2010.
João Tordo nasceu em Lisboa em 1975 num ambiente artístico. É filho do cantor Fernando Tordo e de Isabel Branco, ligada ao cinema e mais tarde à moda. Em 2004, publicou o seu primeiro romance, "Os Homens sem Luz", a que se seguiu, em 2007, "Hotel Memória". Foi vencedor, em 2001, do prémio Jovens Criadores.
"As três vidas" é o terceiro romance de João Tordo e conta a história de um homem inocente caído num enredo de acontecimentos mundiais que se cruzam por uma quinta nos arredores de Santiago do Cacém. As edições anteriores do prémio contemplaram:
Paulo José Miranda (1999 - "Natureza Morta")
José Luís Peixoto (2001 - "Nenhum Olhar") - existente na nossa BEAdriana Lisboa (2003 - "Sinfonia em Branco") - existente na nossa BE
Gonçalo M. Tavares (2005 - "Jerusalém")
valter hugo mãe (2007 - "O remorso de baltasar serapião").
Podem também encontrar na nossa BE o romance vencedor deste ano "As três vidas", de João Tordo.
Boas leituras!
Comentários