Bicentenário do nascimento de Chopin


Tem estado patente na Biblioteca uma pequena exposição comemorativa do bicentenário do nascimento de Fryderyk Chopin.

Sugestão de leitura:

Nocturno - O romance de Chopin, de Cristina Carvalho que esteve recentemente na biblioteca da nossa escola. 

“O que me levou a interessar-me por Chopin foi, primeiro, a sua música que, para mim, é sublime e, em segundo lugar, a personalidade dele... fascinou-me logo que comecei a ler coisas sobre ele”, disse Cristina Carvalho.
É um romance, uma obra de ficção que parte da biografia do compositor. Ao longo de 177 páginas, ficamos a conhecer melhor a história deste homem “extremamente sedutor, muito sensual e muito andrógino” e da sua época, das suas qualidades e limitações, amores e desamores, alegrias, amargos de boca e dores fundas, desde o seu nascimento, na aldeia polaca de Zelazowa Wola, até à morte, em Paris, a 17 de Outubro de 1849.
Para escrever esta obra, que lhe levou cinco meses a compor, Cristina Carvalho admite: “Colei-me a ele, vivi com ele durante cinco meses”.
Como banda sonora, durante o processo de escrita deste romance, Cristina Carvalho ouviu todos os dias música de Chopin, sobretudo “dois nocturnos, o 19 e o 27”, embora não enquanto escrevia, “isso seria demasiado forte”, comentou. Em vez disso, a construção deste romance foi acompanhada de “muitas chávenas de chocolate quente”, a bebida preferida do compositor.

Com ou sem chocolate, mas ao som imprescindível de Chopin, abram o livro, recostem-se no sofá e…

… BOA LEITURA!

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE