Dia Mundial da Memória das Vítimas do Holocausto

A Organização das Nações Unidas – ONU - declarou o dia 27 de janeiro como Dia Mundial da Memória das Vítimas do Holocausto.
A Assembleia da República promove esta sexta-feira, 27 de janeiro, a edição de 2012 do Dia da Memória do Holocausto, associando-se à comemoração internacional para lembrar e homenagear a memória das vítimas que pereceram.



Na nossa escola, o Núcleo de Estágio de História e Geografia convidou o Professor Doutor João Paulo Avelãs Nunes, especialista em História Contemporânea da Faculdade de Letras e do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra para proferir uma Conferência com o tema “Judeus, antissemitismo(s), sionismo e Holocausto”, destinada a alunos do 12º ano (turmas I e H) e todos os professores interessados. A atividade decorrerá na Sala dos Grandes Grupos, dia 27, entre as 12 h e as 13.30 h.

A sessão terá como introdução a execução em piano da peça Gnossienne n.º 3 de Erik Satie, por Lidziya Lahunionak (aluna do 8.º B), e a leitura de dois textos, pelas alunas Edwina Fazenda (12.º H) e Beatriz Soares (12.º I). Após a conferência seguir-se-á um debate em torno dos temas abordados.




O Conservatório de Música de Coimbra irá exibir, nesse mesmo dia, no Bloco B, Sala 2, pelas 18h15, o documentário da BBC Holocaust. A Music Memorial Film from Auschwitz, de James Kent, através do qual se pretende assinalar também o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e os 67 anos da libertação do campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE