Intercâmbio com a Bulgária


MONTANA@COIMBRA – Visita dos alunos e professores búlgaros à nossa escola
Nos dias 9 a 20 de outubro de 2012, os nossos colegas da Bulgária estiveram de visita ao nosso país. Foram duas semanas extremamente intensivas, recheadas de muitas atividades fantásticas, para que pudessem, em pouco tempo, conhecer muitos pormenores sobre o nosso país.
Na escola, tomaram conhecimento com a nossa história, geografia, cultura, etnografia, música, dança e gastronomia. Fora da escola, e nunca descurando os objetivos iniciais do projeto, tiveram oportunidade de conhecer in loco alguns dos locais mais emblemáticos da cidade de Coimbra, da região centro, da região norte e da capital do país.
De todas as experiências vividas, recolheram amostras para o seu Suitcase Museum (o museu portátil das memórias que vamos construindo com este projeto Comenius), que levaram para Montana, no outro extremo da Europa.
Os alunos portugueses redescobriram o seu país para o mostrar com orgulho aos seus colegas búlgaros. Todo o património natural, artístico, arquitetónico, cultural e humano, que faz de nós uma das nações mais antigas da Europa, foi visto com um olhar diferente. Os participantes sentiram que há necessidade de revalorizar a nossa história e cultura para com base nas aprendizagens sobre o passado construir o futuro de todos nós.
Descobrimos que as duas nações têm muitas afinidades e que há pouco a dividi-las. São estes momentos que nos fazem compreender que uma paz duradoura no espaço europeu só é possível com diálogo e partilha e que conhecendo se aprende o valor da amizade.
O sucesso desta visita só foi possível graças ao envolvimento empenhado dos alunos diretamente implicados, dos alunos que ajudaram a implementar o projeto, dos pais, das direções, professores (no ativo e aposentados) e funcionários da escola e do conservatório, e das muitas instituições que nos apoiaram.
A Equipa de Coordenação do Projeto Comenius Suitcase Museum
Dora Lopes, Luísa Oliveira, Conceição Marques e Maria da Luz Santos 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE