Parlamento dos Jovens 2013/2014

O Parlamento dos Jovens 2013/2014 é um concurso alargado às escolas nacionais, promovido pela Assembleia da República, em parceria com o Ministério da Educação, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas da atualidade.
 
O tema proposto para este ano letivo é Crise demográfica (emigração, natalidade, envelhecimento). A Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura considerou ser de particular interesse promover a reflexão sobre o tema, face à atual crise demográfica que se faz sentir no País, resultado, em parte, do impulso sentido pelos jovens na procura da realização pessoal e profissional noutros destinos, refletindo-se num movimento para o exterior com a consequente problemática do envelhecimento da população nacional.
 
O concurso decorre em três fases distintas: a 1ª fase, a nível de escola, incluiu o debate sobre o tema, a constituição das listas, a eleição de deputados à sessão escolar, a aprovação do Projeto de Recomendação da Escola e a eleição de deputados à sessão distrital. A 2ª fase, a nível distrital, incluiu a aprovação do Projeto de Recomendação do Distrito e a eleição dos deputados à sessão nacional do Parlamento dos Jovens. A sessão distrital ocorreu no dia 25 de março, no salão nobre dos Paços do Concelho de Cantanhede, na presença de representantes da Assembleia da República, da DGEST, da Autarquia local e das escolas. Quatro escolas passaram à 3ª fase, sessão nacional, a decorrer na Assembleia da República nos dias 26 e 27 de maio. A Escola Básica e Secundária Quinta das Flores foi selecionada para a final. Estão de parabéns os alunos/deputados: João Paulo Monteiro, João Carlos Costa e Pedro Miguel Rosado.

A Professora: Cristina Castela Nolasco

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE