Conferência com a Professora Doutora Ana Paula Arnaut



No âmbito das comemorações dos 31 anos da nossa escola, teve lugar, hoje, a última de três conferências sobre "A Modernidade dos Clássicos" na Literatura Portuguesa, promovida pelo Grupo de Português.
A abertura desta conferência primou pela originalidade, uma vez que um grupo de RAP, composto pelos alunos Josemar, Hélder e Ricardo, criou uma letra específica para a ocasião, intitulada "Recado de Saramago", interpretando-a perante um público simultaneamente surpreendido e entusiasmado.
A Professora Doutora Ana Paula Arnaut, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi a conferencista convidada, que falou de José Saramago. Ouviram-se, então, referências à vida do escritor, desde a explicação do apelido Saramago, até ao seu percurso como autodidata. Evocaram-se  diversas obras, Terra do Pecado, Manual de Pintura e Caligrafia, Claraboia, Ano da Morte de Ricardo Reis, O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Caim, entre outros, com destaque para o Memorial do Convento, integrados nos diferentes ciclos que caracterizam a produção saramaguiana.
Esta conferência terminou com a explicação da oradora sobre o facto de Saramago suscitar paixões e ódios  simultaneamente, questão introduzida logo no início pela Professora e recordada por uma aluna.
A encerrar o ciclo de conferências, os alunos do Curso Profissional de Instrumentistas de Jazz brindaram a assistência com um momento musical fortemente ovacionado.


Ana Paula Miraldo e Graça Trindade
Professoras de Português

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE