Encontro com Mário João Alves


Com o objetivo de dar a conhecer a obra "José, Será Mago?" e o seu autor Mário João Alves, atividade proposta pela BE, as professoras de Português e de Desenho A do 12º D convidaram os alunos a viajar pelas palavras e ilustrações do conto, levando-os a sentir a beleza da escrita, a compreender os intertextos saramaguianos aí presentes e a reconhecer as ilustrações como uma luz orientadora sobre o texto. 
Findos os quarenta e cinco minutos dedicados a esta experiência pedagógica partilhada em sala de aula, surgiu o autor com o seu olhar sobre Saramago, a criação artística, a motivação para a escrita e o poder das palavras. Com a sua encantadora simplicidade e um multifacetado saber, revelou-se, tal como o "seu" José, um domador de palavras, um "Mago".
"Sempre a maguear!", um lema inspirador para todos os presentes na sessão. 

A opinião dos alunos:

"Foi muito interessante no sentido em que tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente o escritor e de conhecer as histórias que estão por trás da criação da sua obra" 
Hanna Filatava

"Só tenho a dizer que foi inspirador. Adoro ouvir novas opiniões, novos pontos de vista, especialmente vindo de pessoas com mais experiência (...). Gostei de poder ver através do olhar de um "domador de palavras". 
Marta Cunha

"Achei a sessão muito interessante e benéfica para nós, alunos.(...) Notou-se que existem vários aspetos de José Saramago que motivaram Mário João Alves. A sua admiração pelas obras de José Saramago e pelo próprio homem levou-o a criar uma excelente obra "José, Será Mago?" e a torná-lo num "domador de palavras" 
Filipe Gomes

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE