Final do Projeto "Viver juntos"

"Ao fim de 8 meses de trabalho árduo mas muito compensador, foi dado como terminado o Projeto "Viver Juntos", no dia 25 de maio, com uma festa no Centro de Apoio à Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra.
Este projeto foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Filosofia, com as turmas 10º B e 11º F, e respetivas Professoras e Diretoras de Turma, Drª Prazeres Cossito e Drª Patrícia Porto. Contudo, o desenrolar do mesmo foi realizado apenas com os alunos do 11º F, tendo, porém a Drª Prazeres Cossito acompanhado até ao último minuto, todo o projeto.
Assim, nessa tarde de 4ª feira, os alunos entregaram mais de 40 caixotes de material angariado, uma prenda para cada um dos 30 jovens acolhidos no Colégio de S. Caetano, uma prenda coletiva para os mesmos - um LCD para poderem gozar momentos culturais e de lazer -, e um mealheiro com a fantástica quantia de 2.963,60€.  Esta verba ultrapassou em muito as expectativas irrealista que todos possuiam mas em nada espelha o valor da alegria, dos sorrisos e do entusiasmo que esteve bem patente nos olhos de quem entregou e de quem recebeu. Saber que aquele dinheiro vai fazer a diferença, ver os 90 idosos de flor de papel (também feita pelo projeto) na mão a acenarem de alegria, tomar conhecimento de que os bens angariados eram tão necessários e, sobretudo, ver aqueles rapazes, com menos sorte na vida, a abrirem as suas prendas e a verem o LCD a estrear, encheu-nos a alma e o coração. Respirámos fundo, chorámos com as palavras sentidas de agradecimento do Sr. Provedor e abraçámo-nos em círculo: TUDO tinha valido a pena!!
Para grande surpresa e orgulho nosso, fomos condecorados, individualmente, com o pin da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra e respetiva medalha oficial. Todos o colocaram e todos fizeram questão de o agradecer de forma sentida.
Viemos embora a custo, mas a sensação de que ser solidário e trabalhar para uma cidadania ativa fora das portas da escola é uma experiência inolvidável, ajudou-nos a engolir a lágrima contida e a limpar a lágrima que corria. As Professoras e o 11º F agradecem, orgulhosos, a simpatia e a humildade com que foram, desde o 1º minuto, recebidos pela Santa Casa da Misericórdia de Coimbra. A todos, nós todos dizemos "Bem-hajam!"
As professoras de Filosofia
 Patrícia Porto
Prazeres Cossito

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE