Sábios como Camelos


Ontem tivemos um momento muito especial na nossa escola com a vinda do Grupo de Artes de Palco da APPACDM de Coimbra. Apresentaram uma adaptação teatral do conto "Sábios como camelos", de José Eduardo Agualusa. Tendo como base o espírito da tradição árabe, o espetáculo foi construído tentando conciliar diferentes formas de expressão artística como a música, a dança e o teatro, ligadas entre si de forma harmoniosa.
Foram objetivos deste espetáculo: Promover a imagem da pessoa com deficiência mental através das suas capacidades; Diminuir eventuais barreiras de pré-conceitos perante a pessoa com deficiência mental; Dar a oportunidade aos utentes de vivenciarem o palco como meio de comunicação com o público.
Participaram neste espetáculo cerca de trinta jovens do Centro de Atividades Ocupacionais de S. Silvestre e das Unidades Funcionais de Arganil, Montemor-o-Velho e Tocha, acompanhados de oito técnicos.
Foi uma experiência muito gratificante, quer para os atores, quer para todo o público, numa simbiose de alegria e de emoções!

A opinião dos alunos:

7º ano:
"Nós todos conseguimos fazer o mesmo sem deixar de ser diferentes! Eu acho que têm jeito e que não tiveram vergonha nem medo de errar e eu fiquei muito impressionado com isso, acho que merecem muitos aplausos e muitos mais parabéns!"

"Com este enriquecedor teatro, aprendi que é na diferença que somos enriquecidos. Penso que a principal mensagem transmitida é que devemos “comer” livros para ficarmos sábios.
Todos somos capazes!"


"Adorei!!!
O espetáculo foi super engraçado e interativo. A História era super interessante!
Quero mais!!!
Parabéns pela criatividade e coragem. Um beijinho e um abraço!!!"

"Adorei a forma como foi retratado o vento. Houve muita música e muita dança que animou a sala!
Conseguiram “levar o público convosco para o palco”. Espero ver mais como este!
Beijinhos"

10ºano:
"Gostei muito da peça de teatro porque foi uma peça com jovens diferentes e foi uma experiência nova. Fiquei muito contente ao ver como os jovens se comportavam e como se entregavam.
Um grande obrigada à APPACDM por ter trazido estes meninos."

"Eu considero que esta peça teatral teve muito sucesso e que foi muito bem representada por estes jovens e senhores pertencentes à APPACDM.
Na minha opinião a mensagem da peça foi muito bem transmitida pois, tal como na peça, estes atores são sábios e o objetivo de mostrarem que são capazes foi conseguido. Penso que são estas pessoas que dão mais força a todos nós e que nos mostram que tudo é possível com vontade e esforço.
Resumidamente, a peça foi extraordinária!"

"Gostei muito do teatro ... houve partes incríveis, como a da tempestade e a dança oriental feita pelas meninas. A maneira como todos os "atores" desempenharam o seu papel foi fantástica. A banda sonora, as vozes, a sintonia e tudo o mais.
Tenho pena por ter acabado muito rápido, mas com isto podemos observar que todos nós podemos fazer tudo que pensamos impossível, e que nem o facto de sermos portadores de deficiência nos impedirá de tal coisa."

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Concurso "Há poesia na escola" 2025

Marcha da Leitura 2025

2ª edição do Desafio Concelhio de Leitura - 2024/2025