Workshop de Banda Desenhada de Manga


No âmbito do Projeto "Leituras d'Oriente e d'Ocidente", realizou-se, no dia 22 de outubro, para a turma do 11.º D, um Workshop de BD de Manga, orientado por Ricardo Andrade, do Jornal de BD Jankenpon.  
O Workshop foi muito enriquecedor para os alunos, que expressaram o seu entusiasmo durante e após a sessão.
A atividade foi organizada em duas partes.  A primeira parte teve uma abordagem teórica em que Ricardo Andrade deu informações sobre a origem, evolução e influências do desenho Manga. Falou também sobre as medidas e proporções do corpo humano, sobre a composição e elementos expressivos do desenho que permitem o enriquecimento da informação visual para além da imagem física. A segunda parte foi prática, tendo-se iniciado com os princípios de base da construção de uma história da BD. Neste contexto, foram definidos, por sugestão dos alunos,  alguns elementos chave como a caracterização de um personagem, a definição de uma ação, o local. Posteriormente, passou-se ao desenho, em que cada aluno desenhou o seu personagem, orientados pelo formador, segundo as características do desenho Manga. 
Os resultados foram muito bons e até os alunos de música,  que julgavam não conseguir desenhar, realizaram bons desenhos!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE