Concurso de Poesia "Há Poesia na Escola" 2019


Os alunos vencedores na Fase de Escola deste concurso concelhio foram:

2.º Ciclo
Diana Madeira5.ºA

Secundário
Mariana Reis, 10.º I

Muitos parabéns!

A aluna Diana Madeira, do 5.ºA, obteve o 3º lugar na Fase Concelhia. 
O prémio será entregue no dia 23 de abril na BMC.

Recordamos que o tema do concurso deste ano era a "Interculturalidade". 
Vamos conhecer os poemas da Diana Madeira, com o título "Todos a despertar", e da Mariana Reis, com o título "Muito posso aprender contigo":


Vamos lá a acordar
Para o mundo melhorar.
Sempre juntos a mudar
E a todos respeitar!

De Interculturalidade
Está na hora de falar,
Com muita maturidade
Vamos todos ajudar!

O segredo é acreditar
Que somos todos iguais!
Vamos sempre confiar
Eu, tu e os demais!


Temos todos de aprender

A olhar sem julgar!

E assim vamos crescer

Com vontade de aceitar!


Sem cores a rotular

Nem riqueza a distinguir.
Temos mesmo de mudar,
Para o mundo todo sorrir!

E para finalizar,

Vale a pena acreditar
Que juntos a respeitar
Vamos todos lá chegar!
                      Diana Madeira. 5.ºA

                      Tenho muito a aprender contigo,
tu só me podes enriquecer.
Entre o teu país e o meu,
muito há para conhecer.

Entre as diferenças e as semelhanças
há um longo caminho a percorrer.
Da história temos as lembranças
e no futuro muito para reconhecer.

O teu país e a tua cultura
muito me podem ensinar.
Espero estar à altura,
pois há muito para explorar.

Já houve amizade e discussão,
já houve guerra e paz.
Num mundo onde não há compreensão,
esperemos que tudo fique para trás.

Nesta vida, todos somos diferentes,
muito há para partilhar.
Não sei muito bem o que sentes,
mas eu estou disposta a tentar.

Juntos seremos mais ricos,
com uma riqueza inigualável.
Entre flores e picos,
a nossa amizade é provável.

Nada nos pode separar,
nem raça, religião ou cor.
Cabe-nos sempre lutar
para crescermos como uma flor.

O Mundo é redondo
e movido pelo amar.
Todos temos de ir pondo
algo para o movimentar.

                            Mariana Reis. 10.ºI

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE