Árvores de Natal Solidárias


A solidariedade é um dos caminhos que mais gera valores e amplia a liberdade humana. Na solidariedade, redescobrimos o sentido original da palavra respeito, que se prende com a atenção integral ao outro. Na solidariedade percebemos a beleza da partilha e da ação em conjunto, participamos num movimento social que nos envolve.

Este conjunto de ideias deu origem a uma dinâmica que gera, desde há nove anos, uma envolvência global da escola em torno de famílias carenciadas.


As famílias carenciadas são detetadas pelos Serviços de Ação Social da Escola ou pelos diretores de turma ou por qualquer outro elemento da comunidade escolar que identifique uma situação de carência económica.

Cada família é apoiada semanalmente ou mensalmente, consoante os casos, por um banco alimentar interno, mantido através de uma estratégia que tem evoluído ao longo dos anos e que, atualmente se centra numa atividade que envolve todas as turmas, dinamizada no final do 1º período, intitulada “Árvores de Natal Solidárias”.

Esta atividade garante alimentos não perecíveis para grande parte do ano letivo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desafio de Escrita "Coimbra inspira-me" | Textos Vencedores