Presépio do largo da Igreja de Santo António dos Olivais

No âmbito do Plano Nacional das Artes, que na nossa escola está ligado ao património sob o tema “Do Erudito ao Popular”, alguns elementos do 5º grupo aceitaram o desafio da Dra Graça Oliveira, da Junta de Freguesia dos Olivais, para trabalharem com os seus alunos o presépio do largo da igreja de Sto António dos Olivais.

Esta atividade, do nosso Projeto Educativo de Escola, foi uma oportunidade ótima para os alunos trabalharam em parceria com a comunidade/autarquia e veio ao encontro dos objetivos do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e do Plano Nacional das Artes, mais concretamente na medida “Sair para entrar”.

O desafio foi aceite com espírito positivo contrariando algumas espectativas negativistas de que este ano não haveria Natal, dadas as circunstâncias da pandemia. Quisemos reforçar o contrário... ESTE ANO HÁ NATAL!! Todo o projeto assentou na ideia: Este ano o Menino Jesus quer nascer em Coimbra! Assim, os Reis Magos, que representam cada um de nós, virão visitar o Menino que nasce no seio da Cidade de Coimbra e vem ao nosso encontro, aqui, onde nós estamos! E quando lhe formos prestar homenagem, é Ele que tem um presente para nos dar, a Sua mensagem!

O painel realizado tem na sua composição, para além das figuras principais, um elemento “improvável”, a silhueta da cidade de Coimbra. Criou-se uma “envolvência cénica” ao espetador e ao visitante, conseguida pela escala e realismo das imagens em silhueta e ainda pela cor e luz utilizadas.

Os alunos também participaram neste projeto, tendo a turma do 6ºA feito os estudos da imagem do fundo e da silhueta de Coimbra e os alunos das turmas do 5ºA, 5ºB e 5ºC ilustrado uma mensagem de natal com o desenho e pintura de uma estrela, utilizando os elementos da linguagem visual, ponto, linha e cor. Os trabalhos serão impressos, enrolados e colocados na manjedoura do presépio, “berço das mensagens”, e oferecidos aos visitantes, como recordação. A exposição destes trabalhos decorre entre 14 de dezembro e 7 de janeiro do corrente ano no átrio da escola e a evolução do projeto será divulgada na página da Escola e nas redes sociais.

O projeto foi realizado pelas Professoras dos grupos 240 e 600 da Quinta das Flores, Marina Pacheco, Teresa Cavaco e Ana Sousa com a colaboração, na fase inicial do trabalho, das professoras Ana Viegas e Paula Africano. É de valorizar a ajuda de alguns elementos da Comunidade local, nomeadamente a da D. Cândida Pacheco, na pintura do cenário e a do Centro Social “Partilha e Saber Dr Fausto Correia” de Santo António dos Olivais, na preparação e colocação das mensagens de Natal na manjedoura do presépio. Por fim, o apoio logístico e material da Junta de Freguesia de Sto António dos Olivais que tornou possível a concretização deste desafiante projeto.










Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE